Seguidores

Pesquisar neste blogue

Vigilante - Arcade Review - Por: Old Game Master:

Loading...

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Arcade: S.T.U.N Runner - Atari Games - 1989

Minha tabela de Avaliação:





"QUEM DISSE QUE A ATARI DEPOIS DO VCS 2600 NÃO SABIA MAIS FAZER JOGOS DE QUALIDADE? MORDAM A LÍNGUA!."
Imagem: Podemos conferir uma das imagens de S.T.U.N. Runner exibindo majestosamente belos gráficos vetorias, a montagem conta com o um Label Front, da parte superior das máquinas de Arcade no qual a primeira versão foi portada.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS DO ARCADE: (Clique na Imagem para Aumentar):


Sente-se, respire fundo, agarre os controles e entre no mundo de STUN (Spread Tunnel Underground Network) Runner. Em 1989 os jogadores tinha que participar de uma corrida futurista que se passava no século 21, num incrivel veículo que podia atingir insanas 900 milhas por hora.

Os gráficos deste jogo são incriveis, e nesta versão Arcade exibem toda a exuberância dos gráficos vetoriais ( nos quais simulam um pseudo 3D juntamente com os gráficos poligonais). Estes gráficos marcaram presença futuramente em jogos como Flashback e Out of This World. Mas para não sairmo do gênero de corrida futuristica de S.T.U.N. Runner, os que não conhecem este jogo ( pelo menos eu não conhecia) rapidamente associa este jogo á outros títulos como: F-ZERO, Forsaken e Extrem-G.

A parte sonora talvez não seja o grande forte do jogo, as músicas não são lá grande coisa, mas dão o clima ao jogo juntamente com os efeitos sonoros de disparos e explosão das naves, que estão muito bem feitos.
Imagem: Gabinetes de Arcade do jogo S.T.U.N. Runner, o primeiro (á esq.) mostra um designer todo arrojado semelhante á um Speed Biker (Star Wars) , já o segundo (á dir.) um modelo um pouco mais simples, mas que caprichou na resolução e tamanho de tela, em ambos o jogador praticamente mergulhava dentro do jogo.

Os controles deste jogo são um show á parte, uma espécie de manche no qual o jogador podia controlar não só a velocidade e altitude, mas também a direção dos tiros, estes tinham botões para efetuar os disparos, até mesmo o botão START era usado, para disparar o poderoso "Shock Wave."

S.T.U.N. Runnee é um jogo de velocidade e precisão, como diriam meus amigos lá das terras Gaúchas: "Tu não penses que este jogo é um Barbada" (Homenagem aos amigos Rodrigo, e especialmente ao nosso amigo Glauco que nos enviou á dica deste jogo fantástico). O objetivo deste jogo é de viajar o mais rápido possível e concluir cada corrida dentro do tempo previsto, o interessante deste jogo é que o medidor de pontos depende da sua velocidade, a pontuação classificatória também dependerá da sua velocidade e inimigos abatidos. Inúmeros inimigos aparecem para impedir o jogador de atingir este objetivo. Equipados com potentes lasers, todos os inimigos podem ser abatidos a tiro, com exceção de um( sempre tem um pentelho que resiste).

A corrida através de S.T.U.N. é um circuíto com vários níveis. Cada nível apresenta um desafio único para o jogador. O grande objetivo do jogador é de conduzir o veículo através deste circuíto de níveis ileso e finalmente alcançar o "Ultimate Challenge". O interessante é que esta corrida não tem fim, chegar a esta corrida tem apenas como objetivo chegar o mais longe que puder, pois segundo as informações do jogo, o desafia é extremamente insano, e os inimigos e até obstáculos de fase causarão a destruição de sua nave de corrida, porém o jogo conta com um istema de memória que grava os recordes e as distâncias que o jogador percorreu nesta corrida, e a menos que um outro jogador ultrapasse essa marca ( ele saberá disso pois quando o fizer o nome do jogador aparece na tela) seu recorde continuará invicto.

Em S.T.U.N. Runner, não existe um pedal para controlar a velocidade. Mas segundo as dicas do jogo, pode-se alcançar uma velocidade maior através de:

* Uma condução correta e precisa na parte mais rápida de um túnel.
* Ficar fora dos trilhos laterais (de seções fixas).
* Evitar colisões com veículos inimigo.
* Passar sobre os"boosts" para um hyperspeed.
* Evitar áreas em construção.

Por sua vez, a porção mais rápida de um túnel é o muro exterior. Tal como um Luge ou bobsled racer de jogos de corrida deste tipo, os jogadores utilizam leis fundamentais da física para atingir a velocidade mais rápida. Pilotando sobre a parede interna resulta em uma velocidade mais lenta, isso pode ser determinante me certos pontos quando não quer ser ultrapassado próximo a linha de chegada. Em seções fixas, correndo em trilhos laterais cria uma certa perda visual e de áudio ( um dos bugs mais comuns nos primeiros jogos de corrida vetoriais), resultando em uma perda de velocidade. A primeira corrida, uma corrida de treino, chamada: "Cake Walk", destina-se a ensinar os jogadores a forma de conduzir corretamente.

Lembrem-se que quando virem pontos vermelhos e piscantes em qualquer parte das pistas ( em especial nos túneis) serão os "boosts" que lhes darão propulsão extra e a chamada "Hyperspeed". Com velocidade máxiam, além de percorrer longas distãncias num menor espaço de tempo, o veículo fica invencivél ( por um curto espaço de tempo). O veículo poderá passar por todos os veículos inimigo ileso e não pode ser abatido ou sofrer qualquer dano. Neste modo o veículo do jogador terá sua cor modificada, e ficará semi-transparente.

Ainda falando sobre as pistas de S.T.U.N. Runner notem que elas estarão divididas em três tipos diferentes. Eles incluem: túneis amplos, túneis estreitos e túneis em construção. Seções em construção, são as partes do jogo que deve evitar a todo custo, mas caso entre em alguma delas, deve-se usar de toda perícia e evitar partes incabadas da pista e certos obstáculos que reduzem a velocidade, e lembrando que nestas partes a aparição dos "boosts" é aleatória, numa estimativa de 99% de não aparecer.

Nas demais aréas do jogo elas podem variar de largo ao estreito, nas parte estreitas evite os trilhos laterais, pois a fricção causada, reduz a velocidade ( tal como a "zebra" nos jogos convencionais de F1 e corrida). Lembrando que existem também as rampas, que impusionam os carros pelo ar, num breve período de tempo, isso pode ser uma boa estratégia para evitar áreas em construção e colisões.

Um S.T.U.N. Runner veículo tem seis escudos para proteção adicional. Colidir com um inimigo resulta na perda de um escudo. No final de cada corrida, os jogadores são atribuídos pontos de bonificação para cada escudo remanescentes . Um grande prêmio bônus é concedido ao jogador se todos os escudos estiverem intactos.

Arma Especial: A longo de cada corrida é possivel recolher uma arma chamada "Shockwave" quando se recolhe o ícone da arma, a funçao ddeste poderoso item fica disponivel juntamente com a função de tiro, mas exitem itens ( estrelas) no qual o jogadore recolhe ao longo do caminho ou quando o veículo inimigo é abatido, um certo número de estrelas pode aumentar a potência da arma adiquirida ou conceder ao jogador um outro shockwave. Esta arma causa uma destruição em massa de veículos inimigos e obstáculos, basta apertar: Start, mais que um pode ser estocado, e a sua função e numero de Shockwaves restantes aparece no campo azul da tela.

ONDE ENCONTRAR S.T.U.N. RUNNER?:

Algumas conversões de S.T.U.N. Runner foram portadas, principalmente para os PC's. Uma versão para o Lynx foi feita em 1991, mas não tinha as mesmas qualidades dos gráficos vetorias do Arcade. O pessoal pode também conferir na imagem abaixo algumas das várias versões do jogo. (Cliquem na imagem para aumentar):



E para aqueles que querem pegar a rom do Arcade:(Versão testada para a análise/clique na imagem para aumentar):


S.T.U.N. RUNNER - POR: GAME MASTER:


Embora eu não tenha conferido este Arcade na época em que ele estava na praça, e sinceramente nem cheguei a ver um destes aqui no meu bairro e na cidade de SP, quando eu conferi a dica do nosso amigo Glauco lá na Geração Game, vi as imagens, vídeos e todo material que ele nos postou, percebi que estava diante de uma verdadeira obra de arte e um clássico.
Imediatamente me vi na obrigação ( e grande satisfação) de colocar este jogo na minha Master List. Afinal videogame não é só aquilo que você já jogou, mas sim tudo aquilo que pode jogar, aprender e reviver, seja através de suas pesquisas ou ainda graças á dicas de bons amigos como o Glauco.

Eu acho que não é a mesma coisa, jogar S.T.U.N. Runner com um joystick e num monitor de PC. Nesta hora eu fiquei com uma grande inveja daqueles que puderam jogar um Arcade destes ( vejam as imagens dos Gabinetes e saberão do que estou falando). Acostumar com a velocidade do jogo, e aquela ação desenfreada, foi difícil para mim no começo, já que estou acostumado aquela calma dos jogos de RPG e estratégia. Mas acreditem, poucos minutos jogando S.T.U.N. Runners é o suficiente para querer jogar por várias horas e chegar ao: "Ultimate Challenge".

Muita gente critica os gráficos vetoriais ( ainda mais em jogos como esse que marcam a época em que eles estavam se aprimorando - a Atari possui algumas jóias de jogos vetoriais, um dia vamos debater sobre isso...). Mas as falhas são quase imperceptiveis, e todo o jogo roda numa sincronia quase perfeita, ainda mais se levarmos em consideração a época.

Muita gente também critica até hoje a Atari por causa dos fracassos das plataformas posteriores ao VCS 2600. Concordo até mesmo que a versão para o Lynx deste jogo exibe gráficos pouco inferiores as demais versões apresentadas, portada para outros sistemas. Mas antes de tornar uma crítica unãnime e absoluta, vejam os outros títulos que a empresa tem a oferecer e terão surpresas, como o jogo S.T.U.N. Runners.

Mas uma vez eu agradeço ao Glauco por compartilhar conosco a dica deste jogo fantástico. Que merece um review, e ser imortalizado na nossa comunidade e nesta master list.

1 comentário:

Leonardoidao disse...

Eu tive a felicidade de poder jogar essa maravilha de jogo.
Que saudades, se eu pudesse eu compraria este console do jogo só pra jogar com os amigos.
Obrigado atari por este jogo.
VALEU DEMAIS.