Seguidores

Pesquisar neste blogue

Vigilante - Arcade Review - Por: Old Game Master:

Loading...

sábado, 13 de setembro de 2008

FROSTBITE - ACTVISION - ATARI VCS 2600

Nome: Frostbite

Modelo: #: AX-031
Ano de lançamento: 1983
Publisher: Actvision,Inc.
Gênero: Ação.
Programador: Steve Cartwright

====================================================================
Este review de Frostbite é minha homenagem pessoal á Claudia Maria (Claudinha do Atari). Jogadora,Colecionadore e Pesquisadora da História do Console e dos videogames. Alguém que eu tenho a mais profunda adimiração e sem ela este review jamais seria possivel.
====================================================================


FRONT AND BACK COVER DO BOX DO JOGO: FROSTBITE. NOTEM QUE O NOME DO JOGO ERA BEM GRANDE: FROSTBITE BAILEY'S ARTIC ACHITECTS. MAS TALVEZ POR QUESTÕES DE ESPAÇO E UMA FÁCIL REFERÊNCIA AO JOGO, ELE FICOU APENAS CONHECIDO COMO FROSTBITE.



Acima á esquerda podemos conferir o cartucho Original de Frostbite. A Actvision tinha um designer diferenciado dos outros cartuchos do Atari VCS 2600 em sua época. E uma das estratégias de Marketing da Actvision era presentear os recordistas com Insignias.Acima á direita podemos conferir uma destas insignias, só recebia uma destas quem era fera mesmo.



Os criticos que me perdoem, mas o nosso cartucho feito pela Polyvox tem um designer muito melhor, não acham?





FROSTBITE'S MANUAL SCAN:



Acima ao centro podemos conferir as imagens do Manual de Frostbite notem que a insígnia (badge) aparece em uma das páginas, e na parte final do Manual Steve Cartwrigth - programador e criador do jogo aparece dando algumas dicas. Essa política de oportunidade e notoriedade aos programadores dos jogos de Atari começou justamente com a criação da Actvision.Pois como sabemos uma das grandes insatisfações dos programadores de jogos eram ser responsavéis por grandes e reconhecidos sucessos nos jogos e os programadores ficarem no anonimato.

IMAGENS:

FROSTBITE - Por Game Master:

Uma coisa que eu sempre digo sobre o bom e velho Atari VCS 2600 é que: "Sem Actvision não Existiriam os clássicos do Atari".E Frostbite entra no hall não só dos clássicos do console mas também dos grandes trabalhos desta empresa.

Frostbite, também conhecido e apelidado em alguns cartuchos alternativos como "Pedreiro Polar", conta a história das aventuras de um esquimó que tem que construir um Iglu (moradia feita com blocos de Gelo pelos Habitantes da região Ártica) antes que a temperatura caia muito e ele vire um bloco de gelo.

A jogabilidade, embora bem simples,tem que ter seu toque de estratégia, já que enquanto o personagem tem que saltar pelas placas flutuantes e calcular bem o tempo para não ser derrubado pelas criaturas marinhas e pássaros, em terra ele deve evitar o ataque de um urso polar, fora o tempo que também não perdoa. Cada salto e volta bem sucedida é um bloco á mais na contrução de sua moradia.

No estilo comum dos jogos de Atari, cada nova fase a velocidade dos inimigos e das plataformas vai aumentando gradativamente até o famoso ponto "supersônico" um verdadeiro teste as habilidades do jogador. A jogabilidade se resume apenas na alavanca do Joystick, e o botão do mesmo é usado apenas como uma espécie de tecla "reset".

Frostbite é um daqueles clássicos que todo mundo na época do Atari jogou, pelo menos uma ou mais vezes. E que vira e mexe gosta de relembrar através dos emuladores, quem também nas conversas sobre o console da Atari não tece algum comentário do tipo: "Lembra do Frostbite?". Claro que também para os colecionadores, dentre os vários sucessos da Actvision, é um título obrigatório, seja em sua versão original da Actvision ou em nossa versão da Polyvox, que modéstia parte, tem um designer muito melhor.

=============================================================
GAME CURIOSIDADE: FROSTBITE VEM DE...
=============================================================

O que muita gente sabe sobre Frostbite para o Atari VCS 2600 é que o nome é um sinônimo de um jogo muito divertido. Porém na vida real o termo "Frostbite" (Tr.Lit. Mordida Gelada) é algo nada divertido e causa muito sofrimento.




Frostbite (congelatio na terminologia médica) é a condição médica em que um dano é causado à pele e outros tecidos devido ao frio extremo. Igual ou inferior a 0 º C (32 ° F), os vasos sanguíneos perto da pele podem começar a estreitar (constrict). Isso ajuda a preservar núcleo da temperatura corporal. No extremo frio ou quando o corpo está exposto ao frio durante longos períodos de tempo, essa condição pode reduzir a proteção do fluxo sanguíneo em algumas áreas do corpo a níveis perigosamente baixos. As áreas em que isso ocorre duranteo processo começa literalmente á congelar. A combinação de baixas temperaturas e de má circulação sanguínea podem causar graves danos ao tecido e ao congelamento dos mesmos. Frostbite é mais provável de acontecer de partes do corpo mais afastado do centro,não somente nas regiões expostas como rosto e nariz, mas nas pontas dos dedos dos pés e mãos. As fases iniciais de frostbite às vezes são chamados de "frostnip". As altitudes elevadas das montanhas com neve são mais perigosas para causar frostbite. Frostbite Se não for tratada imediatamente os danos e as frostbites se tornam permanentes. Dano neural irá ocorrer devido à privação de oxigênio. As áreas atacadas pelas frostbites ficm á principio descoloridas, purpúreas em seguida, e logo ficam pretas. Depois de um tempo dano neural torna-se tão grande que ocorrem a perda dos sentindos nas áreas de pele afetadas. Rupturas no tecido também podem ocorrer, seguido de gangrena e amputação, é inevitavel.



1 comentário:

Superonan disse...

Eu adorava esse jogo.
Registrava os recordes num caderno(lotus 1-2-3 era pra rico). E chegava na dita velocidade supersônica...bons tempos!
Antes, os jogos divertiam...hoje são tão bem-feitos, música orquestrada, sei lá mais o quê...que esqueceram da diversão!