Seguidores

Pesquisar neste blogue

Vigilante - Arcade Review - Por: Old Game Master:

Loading...

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

THE ANGRY AÇOGUERO NERD - Presents:

10 RAZÕES PARA VOCÊ ACREDITAR QUE SHIGUERU MIYAMOTO NÃO ESTAVA "LEGAL" QUANDO CRIOU MARIO:

Ele é sujo, ele é nojento, ele é totalmente mal educado e não sabe brincar.Com vocês o AÇOGUERO:

É isso aí cambada! Depois de insistir muito, o "Cara" finalmente me deu uma oportunidade de fazer um trabalho aqui neste Blog. Mas nada de reviews bonitinhos e cheio de palavras difíceis e complicadas, quero fazer a coisa do meu jeito, e estou aqui para "soltar o Barro".

Tudo bem que um jogo de videogame é baseado em pura fantasia e elementos para lá de forçados. Mas o jogo Super Mario Bros do Nintendinho (Nes) na minha opinião é o campeão de forçadas uma atrás da outra. É um clássico á mais de 20 anos, mas é o meu clássico favorito de "forçadas".

E hoje eu vou provar para todo mundo que o "Japa" que passa batom (A.K.A.: Shigeru Miyamoto) não tava nada "legal" quando fez um dos seus personagens muleta. Eu não me resposabilizo por uma revolta em massa e se todo mundo depois de ler isso, começar a quebrar cartuchos e Nintendinhos pelo mundo á fora. Mas a verdade tem que ser dita! Awaaaaaaaaaaaay!

FORÇADA # 1: O Mundo de Super MARIO BROS:

90% do mundo do jogo Super Mario Bros gira em torno de cogumelos e seus habitantes. Mas Shigeru Miyamoto contrariou todas as teorias de evolução colocando cogumelos como seres inteligentes, mas consertou a cagada colocando répteis como seres dominantes, mas igualmente inteligentes. Parece coisa daquele seriado antigo: Land of the Lost (O Elo Perdido). Vejam ai na figura um exemplo de como os cogumelos e fungos , quando não estão fazendo parte do cenário, são habitantes desta terra ou universo paralelo. O mais interessante foi como Mario foi parar ai, seguindo aquela tradição dos videogames que eles pegam um "Zé Mané" qualquer e o transformam , na única esperança e salvação de um mundo dominado por algum tirano para lá de esquisito.

FORÇADA #2: OS HERÓIS:

Como eu disse lá em cima, eles pegaram um Zé Mané qualquer e transformaram num herói. Mas as origens de Mario vão mais longe e apelam para o cúmulo do forçado e do "puxa-saquismo". Segundo algumas histórias que a Nintendo e o povo conta. Dizem que quando a empresa tinha um galpão para o desenvolvimento dos produtos e jogos nos EUA. Miyamoto e seu grupo estavam devendo muitos meses de aluguel atrasados (parece até coisa do Seu Madruga) , mas dizem que o dono do imovél, chamava-se Mario Segalli ( ou algo do tipo, mas olha só Segalli... Sega, huuuuuuum). Daí o japa, para agradar o "senhorio" resolveu criar um personagem parecido com ele.

A gente não podia esquecer do bom e velho Luigi, não é? Pois aqui esta ele, mais como figurante e um Mario com roupa diferente. Luigi nesta época era a versão "Mirror" de Mario no modo 2 players. Nesta mesma época todo mundo dizia que Mario e Luigi era irmãos gêmeos, mas só na segunda versão a gente ia perceber que o Luigi era um pouco maior que o Mario e que pulava e andava um pouco mais rápido que ele, ou seja, Luigi sempre foi muito melhor que o Mario, mas todos os créditos e todos os royalities sempre foram para o personagem "puxa- saco" de Miyamoto. Luigo nunca ganhou um jogo á altura de seu personagem e sempre é mostrado como covardão e bobo, em relação ao Mario.

Mas como uma dupla de Bombeiros (como eles chama Encanadores nos EUA) podiam passar de "Zé - Manés" para Heróis da noite pro dia. Isso nos vamos ver agora.

FORÇADA #3 : POWER UPS:

Clica na imagem pra vocês poderem apreciar melhor a forçada. Muita gente sabe que boa parte dos cogumelos são venenosos e quem toma chá de cogumelo fica "doidão". Mario começa o jogo minúsculo, até o cogumelo da imagem e os goombas ( um dos menores inimigos do jogo) são maiores que o Mario no começo. Dai ele pega um cogumelo,e pronto, vira uma versão "Megazord" de Mario . O Cogumelo verde confere uma nova vida ao personagem ( os Cogumelos de Miyamoto são poderosos), uma florzinha faz com que Mario atire bolas de fogo ( hadouken do Mario) e o pior... um estrela ( geralmente dentro de uma caixa ou bloco de concreto) dá um invencibilidade temporária. Reza a lenda, que Miyamoto era uma criança que passava parte do dia andando na floresta e criando histórias (fato que inspirou Zelda). Mas eu creio que na idade adulta ele e sua equipe tomaram chá de cogumelo para fazer Mario.

FORÇADA # 4 : BRINCANDO DE "PAU DE SEBO":




Eu acho que eu não preciso dar maiores detalhes, como essa "brincadeirinha" de Pau de Sebo no final de cada fase do jogo Super Mario Bros, força a barra e compromete a Masculinidade do personagem Mario.




FORÇADA # 5 : "GAHANDO" DINHEIRO Á QUALQUER CUSTO:

Ganhar dinheiro socando um bloco de concreto ou espalhado pelas fases (forçada extra: até pairando no ar) é uma coisa muito forçada em qualquer jogo de videogame. O grande motivo de juntar moedas em Super Mario Bros, é para ganhar uma vida extra ( ou comprar no seu sentido mais lógico). Mas colocar dinheiro (moedas) num jogo onde esta é a unica finalidade, me leva á crer que foi só para encher linguiça na programação do jogo.

FORÇADA # 6: COGUMELOS BURROS:

Apaguem o que eu falei sobre os cogumelos serem seres pensantes e inteligentes no jogo Super Mario Bros. Toad ( cogumelo que a gente vê como personagem jogavél em Super Mario Bros 2) é uma completa topeira e fica só dizendo a mesma coisa durante o final de cada mundo.
Mario se mata para passar o King Bowser em todas as fases do jogo, só para ter que ouvir que a Princesa esta em outro Castelo. Agora fica a pergunta: "Se a Princess Toadstoll (Peach) é a Princesa do Reino dos Cogumelos, por que o King Bowser tem mais castelos que ela?". Mas enquanto Mario não salva a princesa , tem que matar o tempo salvando algum "Toad" e ficar ouvindo sempre a mesma ladainha. Na montagem, tratamos de dar um basta nisso.

FORÇADA # 7: ENTRANDO PELO CANO:

Os outros 10% de elementos que compõem o mundo de Super Mario Bros, são os Canos (Tubos para ser mais exato, e que não são tubos e conexões da Tigre). Mario entra em um tubo em alguma fase qualquer e vai parar ou na parte subterrânea da fase ou mesmo em algum lago ou outra parte qualquer desta fase. Agora como explicar por exemplo você estar no mundo 1-2 e você entrar num tubo e ir parar no mundo 2,3 ou 4? Isso é mais uma das coisas que forçam em Super Mario Bros.

FORÇADA #8: MAS É ELE DE NOVO? MAS QUE PORRA!

Como explicar, você jogar um inimigo dentro de um poço de lava incandescente, você ver ele cair e depois ele retornar 3 fases mais tarde exatamente como era antes? Isso também é uma das forçadas federais em Super Mario Bros. Claro que o mesmo acontece com Mario, quando ele cai de um precipício, num poço de lava ou quando ele é atingido por um inimigo (sem os power ups). Mas Mario tem um contador de vidas, onde esta o contador de vidas de King Bowser? Essa é mais uma das mágicas forçadas do jogo, feitas por Miyamoto e sua equipe de cogumelos.

Muita gente diz que King Bowser é um dinossauro, outros dizem que ele é inspirado em Godzila ( aquele Clássico monstro dos seriados Japoneses). Mas Godzila tem mais de 30 metros de altura e de inteligência bem limitada. O que pouca gente para para pensar e comparar, é que King Bowser pode ter tido uma inspiração direta de um personagem da literatura brasileira. King Bowser pode ser uma versão masculina ( ou parente próximo) da Cuca, do Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato. Se alguém tiver um contato com a familia Lobato, vamos enviar esta matéria para ela exigir os direitos autorias e processar Miyamoto por plágio.

CUCA: Parente distante de King Bowser ou um plágio de Miyamoto? Ai meus amigos vocês decidem.

FORÇADA # 9: FOGO NA CAIXA D'ÁGUA:



Sem dúvida uma das coisas mais forçadas em Super Mario Bros, é o fato de existir linhas de bolas de fogo e o próprio personagem soltar bolas de fogo dentro da água. Miyamoto desafia todas as leis da física e química nesta forçada magistral no jogo





FORÇADA # 10 : E LÁ VAMOS NÓS... TUDO DE NOVO E DE NOVO!

Olha só, você terminou o jogo, derrotou King Bowser e salvou a lacrimosa Princess Toadstoll (Peach). Mas veja que ela agora diz que uma nova jornada continua ( nada mais uma repetição de tudo o que você viu de forçadas de Super Mario Bros).Mas qual a graça de fazer e passar por todas as forçadas novamente?
Bom, mesmo Super Mario Bros sendo um jogo forçado em vários aspectos, ainda sim é um jogo legal pacas!

1 comentário:

Henrique disse...

Legal,Miyamoto deve curtir um Pink Floyd e viajar no chá de cogumelo.
uhauhauhahuahuauhuhuhuhuhhuaua
Zueira,mas que esse teu post foi 10,isso foi.
Abração.