Seguidores

Pesquisar neste blogue

Vigilante - Arcade Review - Por: Old Game Master:

Loading...

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

História dos Handheld Games - Parte IV :

FAMÍLIA WONDERSWAN: ( 1999 -2002):

WONDERSWAN (WS)
BANDAI - JAPÃO - 1999:


WonderSwan é um handheld game console lançado na Japão pela Bandai em 1999. E foi desenvolvido por Gunpei Yokoi em Koto, lembrando que foi sua última atuação em uma empresa no ramo de videogames e lançado praticamente dois anos após sua morte (1997) . O WonderSwan foi feito para competir com o: Neo-Geo Pocket Color e com o líder do mercado até então: O Nintendo Game Boy Color.O WonderSwan foi mais tarde substituído pelo WonderSwan Color. Porém, ainda que alguns títulos do WonderSwan original sejam compatíveis com o WonderSwan Color, muitos cartuchos não eram 100% compativeis e o sistema não os aceitava.O WonderSwan estava disponível em dez cores diferentes, era jogavél verticalmente e horizontalmente, e destaca-se por uma biblioteca razoavelmente grande dos jogos. Porque era um console projetado essencialmente para o mercado japonês (muitos títulos voltados á jogos de Mahjong e Sokoban tradicionalmente populares no Japão), a maioria dos jogos estão em japonês, com somente o alguns com o texto inglês.

WONDERSWAN COLOR (WSC) BANDAI - JAPÃO -2000:

O WonderSwan Color foi um handheld game console feito pela Bandai e sucessor do WonderSwan original ,foi lançado no dia 30 de Dezembro de 2000 no Japão e fez um sucesso moderado.Pois o WonderSwan original tinha somente uma tela preta e branca e este novo modelo trazia cores mais vibrantes. O WonderSwan Color era ligeiramente maior e mais pesado que o original (7 milímetros e 2 g) comparado ao WonderSwan original, a versão em cor caracterizou por 64k de RAM e de uma tela maior em LCD . Antes do lançamento do WonderSwan, A Nintendo teve virtualmente um monopólio no mercado handheld japonês. Depois que a lançaram WonderSwan Color,A Bandai começou a conquistar cerca de aproximadamente 8% da parte do mercado da Nintendo no Japão.
Parte disto veio devido a seu preço baixo de 6800 yen japoneses (aproximadamente 65 dólares nos Estados Unidos). Uma outra razão para o sucesso do WonderSwan no Japão era o fato que Bandai começou a desenvolver jogos e remakes de alguns jogos da Squaresoft a partir dos jogos originais do Final Fantasy do Famicom com gráficos melhorados e controles mais sofisticados e com alguns opicionais.

Box do Wonderswan Color edição Final Fantasy II ( Handheld + Jogo). Enquanto a Nintendo e a Suqaresoft (Atual Squarenix) estavam de relações cortadas, a Bandai criou remakes melhorados das versões de Final Fantasy para o Famicom (NES). A parceria porém durou muito pouco, assim como o handheld.

Entretanto, com a popularidade e do avanço do Game Boy Color e da reconciliação entre Squaresoft e Nintendo, O WonderSwan Color e seu sucessor, o Wonder Swan Cristal perderam rapidamente essa sua vantagem como competidores.


WONDERSWAN CRYSTAL (WSC)
BANDAI - JAPÃO - 2002:

O SwanCrystal é a terceira(e provavelmente) a versão final da série de Handhelds Games da Bandai WonderSwan, sucessor dos: WonderSwan e WonderSwan Color. Ele foi lançado em Novembro de 2002. É essencialmente o mesmo que o WonderSwan Color, exceto que o Swan Crystal usa um TFT LCD superior, era uma tecnologia nova e de alta definição para handheld games, substituindo o FSTN reflective LCD technology. Isto dá à tela um aspecto e visão muito mais nítida durante o gameplay, devido a um contraste mais apurado e à uma formação da imagem significativamente reduzida melhorado todo aspecto do jogo. Devido a ista mudança, o Swan Crystal não possui o seletor de ajuste do contraste encontrado nos outros modelos.O SwanCrystal é compatível com os jogos de ambos os modelos de WonderSwan:Original e Color. O SwanCrystal estava disponível em quatro cores: Skeleton Blue, Skeleton Black, Blue Violet e Red Wine.E cerca de 15 horas de jogo poderiam ser obtidas, com apenas uma pilha AA comum.

Especificações Técnicas: Wondeswan ( Original, Color Cristal):


Original:

ORIGINAL WONDER SWAN:
CPU: 16-bit NEC V30 MZ processador a 3.072 MHz.
Tela: FSTN reflective LCD.
Resolução: 224 x 144 pixels.
2.49 polegadas na diagonal.
Display performance: Max. 512 caracteres, max. 128 sprites (32 em uma linha horizontal), duas telas (overlay possivel), screen Windows e sprite Windows.
Gráficos: 8-tons (monocromáticos por linha) matrix section e seis ícones.
Áudio: 4-canais estéreos digitais. Construídos em um alto falante mono, com saída para fones de ouvido para um som estéreo opcional.
Tamanho: 74.3 mm x 121 mm x 24.3 mm.
Peso: 93g (sem bateria) 110g (com bateria)
Alimentação: 1 pilha AA ou battery pack,para ~30-40 horas de jogo.
Portas de Conexão: Link Port, Stereo Jack & cartridge port.
Cartridge Capacity: ROM and/or RAM - maximo:128Mbit (like Beat Mania)
Features: Podem ser jogados segurando a unidade verticalmente ou Horizontalmente, construido em EEPROM e 1Kbit RAM para gravar memória dos jogos. Com vários níveis de economia de energia.

Color:

WONDERSWAN COLOR:
CPU: SPGY-1002, a 3.072 MHz 16-bit NEC V30MZ Clone.
Memória: 64Kbyte VRAM/WRAM (compartilhada).
Tela: FSTN reflective LCD de
2.8 polegadas (71 mm) diagonal não luminosa.
Resolução: 224x144 pixels.
Cores: 241cores, fora as 4096 cores.
Som: Construído sobre um alto falante mono, mas com uma saída opcional para fones de ouvido que improvisa o som estéro, com três intensidades de som: mudo, médio e alto.
Link: 2 jogadores(adaptador necessário).
Alimentação: 1 pilha (AA battery) (~20 horas de jogo)
Tamanho: 128 por 74.3 por 24.3 mm.
Peso: 95 g (3.35 oz) Incluindo bateria.
Personal Data (Dados Pessoais):
Antes que um WonderSwan possa rodar os jogos, o jogador deve incorporar algumas informações pessoais. A tela pessoal dos dados pode ser acessada pressionando as teclas start+power simultaneamente. Pede nome, aniversário (ano, mês, dia), sexo e o tipo sanguíneo. O nome aparecerá sob o logo de Bandai quando o sistema é acessado novamente. Os ajustes da opção para o volume e o contraste podem também ser ajustadas nesta tela.

Cristal:

SWAN CRYSTAL:
CPU: SPGY-1002, a 3.072 MHz 16-bit NEC V30MZ Clone.
Memória: 64Kbyte VRAM/WRAM (compartilhados).
Tela: TFT reflective Liquid crystal display, 2.8 polegadas(71 mm) diagonal e não iluminada.
Resolução: 224x144 pixels.
Cores: 241 cores, fora as 4096 cores.
Som: Construído sobre um alto falante mono, mas com uma saída opcional para fones de ouvido que improvisa o som estéro.
Link: 2 jogadores(adaptador necessário).
Alimentação: 1 pilha (AA battery) (~15 horas de jogo)
Tamanho: 127.7 por 77.5 por 24.3 mm.
Peso: 95 g (3.35 oz) incluindo as baterias.

GAMEKING
TIMETOP - CHINA - DESDE 2003:


O GameKing é um console handheld de 8 bits produzido pela companhia chinesa TimeTop desde 2003. É baseado em torno de um processador central 65C02 que funciona em 6.0 megahertz e existe em duas variações, do GameKing original e do GameKing II, com diferenças na maior parte estéticas e ergonômicas. Os consoles possuem circuitos de som acima da média e digital sound playback, mas inexplicavelmente possuem um resolução gráfica muito baixa, com uma Tela em LCD preto e Branca-muito Pobre, suportando somente quatro tonalidades de cinza muito baixas (48 e 32 pixels) de resolução,inferiores até mesmo que o Game Boy Classic. A qualidade dos jogos é comparavél, a dos melhores jogos feitos para telefonia celular(excluindo os Java games), enquanto sua qualidade gráfica é baixa, as respostas dos controles e som são superiores aos dos telefones celulares(multi canais de música e samples digitalizados de som e efeitos sonoros são caracteristicas comuns ao Game King).

Outros modelos do GameKing:

Acima e ao centro temos os modelos de GameKing II e III.

Nokia N-Gage
Nokia - 2003:

O Nokia N-Gage foi o primeiro smartphone da Nokia, concebido para jogos. Lançado em 2003, o N-Gage desembarcou no Brasil pelo preço de R$1.700,00 e $300,00 no exterior. Suas medidas são de 13,37cm de largura por 6,97cm de altura e 2,02cm de espessura, pesando apenas 137g (incluindo a bateria). Já o N-Gage QD, lançado em 2004, tem 11,80cm de largura por 6,80cm de altura e 2,20cm de espessura, pesando 143g Costuma-se dizer que é um Gameboy melhorado, entretanto ele possui mais capacidade de processamento e ainda um MP3 Player, um gravador, um rádio, um PDA, maneiras de receber e enviar e-Mails e mensagens SMS, um navegador de Internet, pode usá-lo para IM, J2ME (máquina virtual Java) e ainda é um telefone celular padrão GSM. Os atuais modelos de celulares já possuem uma Máquina Virtual Java (J2ME), entretanto o N-Gage possui algo que poucos possuem, uma tela de 3,50cm x 4,00cm. Esta tela é equivalente a um monitor de 19 polegadas para o celular, além, é claro, um ponto fraco é a pouca quantidade de memória disponível para se instalar e desenvolver aplicativos, para isso é necessário se adicionar um cartão de memória no padrão MMC. Ele emerge como um ótimo aparelho para desenvolvedores de software, pois torna fácil o manuseio (instalação, uso e desinstalação) de aplicativos Java.

Pocket Fami (ポケファミ) (A.K.A. Pocket Famicom ou Pokefami )
Game Tech - China - 2004:

O Pocket Fami,também conhecido como Pocket Famicom (embora este nome nunca tenha sido usado pelos fabricantes deste aparelho, pois Famicom é uma marca registrada da Nintendo) e Pokefami (ポケファミ) é um clone em formato Handheld não licenciado do: Nintendo Entertainment System (NES),(Também conhecido no Japão como: Nintendo Family Computer,ou Famicom) produzido pela GameTech e lançado no ano de 2004.
O Pocket Fami possui o tradicional D-PAD e seis botões sendo 0s 2 tradicionais (A e B) Select, Start além de dois botões com a função "Turbo".Caracteriza também por possuir uma tela retroiluminada de LCD de 2.5 polegadas capaz de indicar entradas de vídeo de NTSC e de PAL. Tem uma entrada para headphones (Fones de Ouvido), uma saída de RCA, e pode ser alimentado através de 3 baterias do tamanho AA ou de adaptador A.C. (fonte). Por causa da pinagem diferente do projeto dos cartuchos do Famicom japonês (60 pinos) e do NES internacional (72 pinos), (norte-americano, Australiano e Europeu) os cartuchos internacionais não podem ser jogados sem um conversor adicional. A Nintendo processou a GAMETECH sobre a produção do PocketFami, reivindicando que o dispositivo violava suas patentes na produção do Famicom. A justiça porém ficou a favor da GameTech , e permitiram que o dispositivo fosse vendido no Japão.Pois o Famicom original foi vendido a mais de vinte anos, e as maiorias das patentes essenciais da Nintendo sobre os jogos do famicom , expiraram.

Notem que o mesmo já acontecia com os consoles brasileiros como: Dynavision,Phantom System, Turbo Game, Hi Top Game e todos os sistemas baseados nos NES 8 Bits. Porém na época, as patentes ainda não tinham expirado, o acordo ficou em torno que eles não poderiam divulgar a logo marca da Nintendo e das Publishers nos jogos. Uma outra forma de burlar problemas com a justiça, era renomear os jogos, trocando seu nome original por nomes genéricos.

PlayStation Portable (Sony PSP)
Sony- Japão/EUA - 2005:




PlayStation Portable (também conhecido pela sigla PSP), é a versão portátil do console de videogame da Sony- PlayStation. Seguindo a tendência da família Playstation, a PSP possui outras funções além dos jogos, como leitor de áudio, vídeo e acesso à Internet que graças a rede Wi-Fi pode ser acessada sem fio. Foi lançado em Março de 2005. Em termos de gráficos e processamento de dados é superior ao Nintendo DS, seu concorrente direto. Seus gráficos são amplamente proporcionais ao Playstation 2 9 muitos afirmam ser a versão portátio deste console da Sony). Outro atrativo da PSP é sua tela widescreen com alta luminosidade e alta definição de imagens. O PSP utiliza como mídia de armazenamento principal o disco UMD (com capacidade de 1.8 GB), podendo utilizar também o Memory Stick Duo (além da versão PRO), ambos formatos são propriedades e patentes da Sony. O Memory Stick pode ter armazenamento de 32MB, 64MB, 128MB, 256MB, 512MB, 1GB, 2GB, 4GB, 8GB, 16GB e já foram anunciado o de 32GB. Existem discos UMD com Filmes, Músicas além dos Jogos.

Especificações dos discos UMD:

* Diâmetro: 60mm
* Armazenamento: 1.8GB
* Velocidade de transferência: 11Mbps

Especificações Técnicas:

* Dimensões (LxAxC): 17 cm x 7.4 cm x 2.3 cm (1.8 cm PSP Slim)
* Saída de áudio: Estéreo
* Saída de vídeo: Vídeo Componente para conexão com TVs - modo Progressive Scan (somente PSP Slim & Lite)
* Slots de expansão: MagicGate, Memory Stick PRO Duo
* Processador: 1-333 MHz
* O Memory Bus Bandwidth: 3.2 GB por segundo
* DRAM: 4MB
* Processador de Media: 2MB DRAM
* Chip gráfico: PSP 166 MHz Bus 512-bit
* Filtros Gráficos: PSP 3D Curved Surface + 3D Polygon Compressão de texturas Hardware Clipping,Morphing, Bone(8)Hardware Tessellator Bezier, B-Spline (NURBS)ex 4×4,16×16,64×64 sub-division
* Paleta de cores: 16-Bit ou 32-Bit
* Memoria Principal: 32MB (64MB o SLIM)
* Peso: 260 g (174 g na PSP Slim)
* Resolução de vídeo: 480x272
* Bateria: 3.6V 1800mAh (1200mAh no SLIM) (2200mAh e 3600mAh vendidas separadamente)
* Firmware: 5.00 (mais atual). Pode ser atualizado pelos usuários, versões novas são disponibilizadas pela Sony, o download pode ser feito através do próprio aparelho via Wi-Fi ou utilizando um PC. Alguns jogos trazem consigo a atualização necessária para que estes funcionem.

Design:

O design talvez seja o ponto mais mencionado, e a imagem mais comum que se tem na cabeça quando se fala da PSP. Sem dúvida, o principal atrativo do handheld é o ecrã widescreen de 4,3 polegadas, 480x272 pixels, sem precedentes para as proporções de um handheld lançado anteriormente. Sem falar que o formato 16:9 widescreen que estabelece um padrão agradável para o aspecto de jogos e filmes.Ken Kutaragi, criador da plataforma PlayStation e ex-presidente da Sony Computer Entertainment, classifica a PSP como “a coisa mais bonita do mundo”.A frente da PSP é toda coberta por acrílico, que dá um aspecto bastante sofisticado, pelo menos enquanto não é coberto pelas impressões digitais e manchas de gordura dos dedos – algo inevitável e que aparece no primeiro contacto com as mãos. A parte detrás é de plástico, com o logo PSP circundado por um anel metálico.



Sem comentários: