Seguidores

Pesquisar neste blogue

Vigilante - Arcade Review - Por: Old Game Master:

Loading...

sábado, 18 de outubro de 2008

SUPERMAN - ARCADE - REVIEW

O HOMEM DE AÇO EM SUA ATUAÇÃO MAIS ENFERRUJADA NOS ARCADES:


Em Seus 60 anos de existência, Superman fez parte de várias gerações, sejam em seus quadrinhos (HQs), seriados, filmes e inclusive nos jogos de videogame. Falar de Superman nos faz lembrar muito de nossa infância, dos bons tempos em que assistíamos seus desenhos animados em seus episódios solo ou mesmo quando estava junto com outros heróis no desenho animado “Superamigos” (A.K.A: Superfriends ou Superpowers). Também não podemos nos esquecer dos filmes, muita gente parava para assistir os filmes de Superman, com a atuação de Christopher Reeve. Crianças e adultos vibravam com os filmes, e mesmo nos dias de hoje, com tantas reprises e filmes repetitivos, os 3 filmes de Superman conseguem prender a atenção da mesma maneira como da primeira vez que assistiAmos.



Acima e ao centro alguns dos Cartoons (Desenhos Animados) De e Com Superman.

Existe uma lenda, no meio cinematográfico de que o personagem e herói Superman é amaldiçoado. Isso é baseado em desfechos trágicos na carreira e na vida das pessoas que o interpretaram... Verdade? Coincidência? Talvez. Mas uma coisa é certa, e não tem como negarem isto, as adaptações de Superman para os videogames nunca foram felizes e renderam jogos clássicos e de sucesso de critica (o que chegou perto de uma boa crítica: Death And Retrun of Superman, mas isso fica para outro review), poderia a “praga de madrinha” dos filmes ter pegado nos jogos de videogame?

Acima e ao Centro o Ator: Christopher Reeve como Superman -papel que consagrou a carreira do Ator.


Para muitos a primeira experiência com Superman nos videogames pode ter sido com Superman (A.K.A.: Superman III) para o Atari VCS 2600. De 1978. O jogo remonta boa parte dos elementos existentes nos quadrinhos, como: A transformação na cabine telefônica, a criptonita, o vôo de Superman, ele evitando desastres e capturando bandidos e etc.

Acima e ao Centro: Panorama e Imagens das 3 versões Posteriores ao Arcade. Nenhuma versão Videogame conseguia fazer uma adaptação aceitavél de Superman.

Mas era meio difícil situar-se e saber ao certo o que fazer primeiro, a movimentação era complicada e enfim, o jogo não agradou. Em 1985 tivemos uma versão para C64, que também não agradou, com gráficos toscos e com uma jogabilidade estranha e finalmente em 1988 (mesmo ano em que o Arcade foi lançado) tivemos uma versão para NES pela Kemco, com um Superman em formato SD e cabelo Azul (coisa da palleta de cores do Nes), mas o fato é que até aquele momento nunca tivemos uma versão “que prestava” de um jogo de Superman, até que certa versão de Arcade Lançada pela Taito.


SUPERMAN – ARCADE GAME – TAITO 1988:

Por: Game Master.


ENQUANTO ISSO E MAIS TARDE NOS ARCADES ...


Sim, os gráficos estavam melhores e bem definidos (pelo menos em comparação aos jogos anteriores citados). A introdução do Alien segurando o planeta Terra com as mãos, a introdução com Clark Kent correndo e transformando-se em Superman, até anima um pouco no começo, mas a coisa fica só por ai, já que todo o restante do jogo é absurdamente chato! Claro que não se podia esperar muito da Taito (são poucos os jogos desta empresa que se salvam) mas a gente esperava um jogo um pouco mais consistente e com todos os elementos dos quadrinhos e dos filmes.


Mas infelizmente quem apostou nesta versão de Superman feita pela Taito, teve uma grande decepção com o resultado final. Ao contrário de Spider Man, X -Men e Vingadores que renderam boas versões para Arcade. Superman mais uma vez não teve o tratamento ou um jogo á altura de seu personagem. Fazendo algumas pesquisas sobre os jogos do personagem, ele é cotado com uma das franquias de jogos mais malsucedidos da história dos videogames. Absolutamente todos os jogos da série lançados até hoje, possuem péssimas cotações.


Superman já passou por Produtoras como: Kemco, Sunsoft, Five Star e Titus ( em sua horrivel versão para o Nintendo 64). E nenhuma delas até hoje conseguiu o feito de realizar um bom trabalho com Superman. E como podemos comprovar, até mesmo em Arcade ( que possuia um engine superior á muitos videogames, falhou desastrosamente nesta tarefa.


NOSSA AVALIAÇÃO:


CONHECENDO: SUPERMAN - THE ARCADE GAME:


Acima e ao Centro: Introdução do Arcade Superman. Mais uma Alien que não tinha o que fazer da vida , querendo dominar a Terra.


Corra Clark Metropólis e o planeta Terra esta sendo invadidos... de novo.

Acima e ao Centro: A Animação de Clark Kent tranformando-se em Superman - O Home de Aço. Pena que os melhores aspectos do jogo e animação fique somente por aqui.


Na versão Arcade, era possível jogar com dois players simultâneos, porém, o segundo jogador era uma “versão” de Superman vermelha e com detalhes em cinza (muita gente até comparava com o Capitão Marvel, mas era a versão mirror de Superman).


Acima e ao Centro: Superman e Capitão Marvel? Não, o personagem da esquerda é a versão "mirror" de Superman neste jogo de Arcade.


A Trilha sonora era composta por dois temas ( característicos dos filmes de Superman), mas era um saco ter que ficar ouvindo estes dois temas durante o jogo inteiro.


No quesito jogabilidade, Superman podia voar se a alavanca direcional era pressionada para cima porém o vôo esta limitado apenas aos limites da tela e nada mais, segurando o botão de soco, era possível carregar um soco e desferir uma rajada de energia (???) coisa que Superman nunca fez, pelo menos não que me lembre. A Visão quente esta presente também entre os golpes de Superman, mas apenas nas fases de vôo vertical. O Jogo possui cinco fases sendo que cada fase é dividida em 3 partes:


A primeira é em solo, onde o herói percorre as ruas enfrentando o exército de invasores alienígenas, os inimigos deste jogo é algo que deve ser comentado aqui, são extremamente repetitivos e variações de outras cores uns dos outros de vez em quando se enfrentam algum inimigo “novo”, mas boa parte do jogo é a repetição básica de um único tipo de inimigo. Power Ups ocasionais aparecem no decorrer das fases, são cristais das cores azul e vermelha, que conferem á Superman alguma força extra adicional (???).


Acima e ao Centro: Inimigos Aliens do Arcade Superman, Mas que piada sem graça, de que anime japon~es eles foram tirados?


A Segunda é um vôo vertical onde os inimigos aparecem em várias direções, nada de muito extraordinário ou diferente da primeira parte, a diferença é que aparece um Sub-Chefe para complicar um pouco as coisas ( só um pouco, pois a dificuldade deste jogo é ridícula).

Acima e ao Centro: No sentido de baixo para cima podemos conferir os 3 esquemas de telas existentes no Arcade de Superman. A inicial em solo, a segunda em vôo vertical e a terceira e última em vôo horizontal.


E finalmente a terceira parte, é o vôo horizontal, onde Superman usa sua visão de calor para derrotar os inimigos de fase e algumas estruturas metálicas, existe uma falha tão grave de programação em que estruturas de metal e de concreto praticamente aparecem flutuando no ar (desafiando todas as leis de física e gravidade, mas normal se tratando de videogames) nesta terceira parte ai sim, aparece o Chefe de fase, que nada mais é que o inimigo final do jogo, dentro de uma nave. Nada tão complicado que um jogador experiente não consiga passar com uma mão amarrada nas costas.


Acima e ao Centro: Batalha contra o Chefe Alien no final da Primeira Fase. Repetições e Inimigos Absurdamente Fáceis.

Outro detalhe interessante fica por conta da animação usada quando Superman morre ( ou perde uma vida).Os programadores utilizaram uma animação com uma mistura dos frames de programação dos personagens em computação gráfica, o mesmo processo vale tanto para Superman quanto para todos os inimigos de fase, quando morrem ( com exceção das máquinas que apenas explodem).


Acima e ao Centro: Superman perdendo uma vida ( coisa de videogame e de Arcade) Notem a animação e so frames usados na programação do personagem.


Além de todos os deméritos citados acima, fica a decepção dos fans que esperavam neste jogo como chefes de fase, vilões como Lex Luthor ou Darkside. O Alien que aparece nesta versão de Superman para os Árcades é desconhecido para a grande maioria, o que se sabe á respeito deste alien foi que ele apareceu numa edição especial da DC intitulado: "Superman Vs. Muhammad Ali".

Outra possibilidade e explicação para o Superman vermelho também vem de uma publicação da DC Comics, entiludado de:"The Amazing Story Of Superman-Red And Superman-Blue" (Superman No. 162 em 1963),mas talvez seja só mera coincidência , já que era de praxe os programadores usarem cores diferentes para a versão mirror de um personagem. Fato:A primeira publicação de Superman em quadrinhos Edição #1 data de maio de 1938



Sem comentários: