Seguidores

Pesquisar neste blogue

Vigilante - Arcade Review - Por: Old Game Master:

Loading...

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Wario Land II - Review

IT'S ME WARIO! IN WARIO LAND II.

O VERDADEIRO SIGNFICADO DE "CUTUCAR A ONÇA COM VARA CURTA...

(Cliquem na imagem para melhor visualização) Acima e ao Centro podemos conferir as tela de abertura de ambas versões Game Boy e Game Boy Color respectivamente.

(Cliquem na imagem para melhor viasualização) Acima e ao centro podemos conferir o frame do jogo Wario Land II quando utilizado o Super Game Boy (Imagem mais á direita). Com este acessório era possivel obterestes frames e efeito (somente para jogos designados também para este acessório). Para as demais versões de jogos do Game Boy (Normal) o sistema oferecia uma palleta de cores adicionais, podendo assim colorir e personalizar as cores de alguns jogos.

WARIO LAND II: Introdução:

Quando Gunpei Yokoi criou Wario, muita gente á principio ficou confuso se ele era um irmão ou primo desconhecido do personagem Mario. Muita gente até chegou á pensar que ele poderia também ter sido o reaproveitamento dos primeiros esboços ou desenhos do personagem original, reformulado numa cópia de Mario. E até mesmo sua atuação nos jogos em que ele faz aparições coadjuvantes junto com este personagem deixam muita dúvida se ele é ou não um inimigo ou Nêmesis de Mario.

Mas quando vemos o personagem em ação em seus jogos, todas as dúvidas acima caem por terra, e temos a certeza absoluta que Wario é um personagem original e divertido. O temperamento explosivo e ganancioso de Wario, o colocam em situações hilárias e sempre em algum tipo de confusão. Wario não liga para absolutamente ninguém á não ser á si mesmo, e passa por cima de qualquer um quando o assunto é dinheiro, ouro ou algum objeto de valor.

Mas o que acontece, quando, Wario estava quieto no seu canto e alguma pessoa prejudicada por ele resolve dar o troco e se vingar? É exatamente o que acontece no começo de Wario Land II, jogo para o saudoso GB/GBC no qual estaremos fazendo o review hoje.

Nossa Avaliação:

A TRAMA DE WARIO LAND II:
A trama Wario Land II começa quando a Capitã Maple Syrup líder da gange Black Sugar Pirates resolve dar o troco á Wario por ter roubado o seu tesouro no jogo anterior (Wario Land: Super Mario Land 3). A ação do jogo começa quando ela e três Pirates Gooms ( uma espécie de Goomba muito comum nos jogos da série Mario) resolvem invadir o Castelo de Wario, e roubar o seu rico e precioso tesouro ( que na verdade eram deles em primeiro lugar). Não satisfeitos em apenas roubar, Maple Syrup e sua gang resolvem ainda provocar Wario inundando seu castelo e o despertando de seu "sono de beleza".Isso é apenas para chamar a atenção de Wario já que o onjetivo é atrai-lo para uma armadilha. Wario porém, como todo "boa vida"(afinal o cara mora num castelo) demora um pouco para compreender o que esta acontecendo, mas graças a sirene irritante de um despertador (pelo menos é o que parece) dá um fim ao seu descanso.

Maple Syrup e os Pirates Gooms - Prontos para infernizarem a vida de Wario.
Disposição de Imagens da Versão Normal e Color do Game Boy mostrando partes da Introdução de Wario Land II

Wario então desperta fulo da vida ( alguma vez a gente já viu este personagem de bom humor?) e resolve ver o que estava acontecendo. Ao perceber que seu rico tesouro havia sido roubado por Maple Syrup, seu castelo virado de pernas para o ar e nem um pouco interessado naquele ditado que diz: "Ladrão que rouba Ladrão tem 100 anos de perdão...". Ele resolve então sair á caça de Maple e sua gang.

Game Play - Sistema do jogo :

O jogo conta com um sistema side scrolling tradicional dos jogos de plataforma. A exploração dos cenários conta não somente com as habilidades e força comuns em Wario, mas também com alguns power ups bastante estranhos e hilários. Cada fase é um capítulo divididos em fases ( 1-1,1-2,1-3 e etc) sempre com um chefe no final de cada capítulo. Wario passa boa parte do jogo recolhendo suas moedas espalhadas pelo cenário ou em passagens secretas (cada moeda tem um valor) e elas são usadas nos dois minigames existentes, o primeiro é uma espécie de "jogo da memória" em que Wario deve descobrir em qual baú esta a figura de um dos inimigos do jogo, a dificuldade varia de por conta de quanto o personagem esta disposta á pagar para jogar ( para uma dificuldade mais fácil e preciso pagar mais) a recompensa é um item especial(Alguns deles são figuras bem conhecidas de objetos de jogos e personagens da Nintendo). O segundo é um jogo de adivinhação em que Wario precisa descobrir qual número esta oculto na imagem, como no minigame anterior é preciso pagar, e acertando o número , Wario recebe um pedaço que é colocado numa espécie de Mapa. O importancia destes dois minigames o jogador descobre nas partes finais do jogo, pois o mesmo não tem apenas uma fase final ou final. Portanto Wario Land II é mais que um jogo de plataforma onde é preciso somente passar fases e seus chefes, existem
diversos segredos escondidos neste jogo.

(Cliquem na Imagem para ter melhor visualização) Acima podemos ter uma idéia geral de como funcionam os Minigames de Wario Land II e seus prêmios.

Power Ups:

Diferente do Personagem Mario, que conta com Power Ups como Cogumelos e Flores, Wario Conta com Power Ups Bem Originais que variam desde a elasticidade até algum efeito adverso em seu corpo. Abaixo iremos conferir alguns deles:

Acima e ao centro podemos conferir os vários "Power Ups" de Wario ao longo de Wario Land II.

Back Cover do Box do Jogo Wario Land II no Japão, pelas imagens e descrição o jogador já tinha um preview de como seria alguns dos power ups ou reações adversas de Wario.

Analisando friamente o conceito "power up" á primeira vista pode não parecer como tal. Estaria mais como "reação" adversa aos ataques de alguns inimigos, porém Wario é um personagem praticamente indestrutivel e como dito á principío ele não conta com power ups iguais aos de Mario. A criatividade da Nintendo neste aspecto tranforma esses efeitos em power ups, e muitos deles são necessários para atingir alguns objetivos e lugares das fases. Alguns deles conta com um trilha sonora tão hilária quanto a situação no qual Wario esta metido. Podemos dizer sem errar que este é um dos atrativos do jogo e o que definitivamente diferencia Mario e Wario um do outro.

WARIO LAND II.
Por: GAME MASTER.

No ano de 2000 bem no meio daquela febre absurda do Pokemon que assolava tanto os portatéis Game Boy quanto o Game Boy Color, estava adiquirindo esta ultima versão do portátil e junto com ele alguns jogos . Quando eu vi na preteleira o jogo Wario Land II, meu primeiro comentário foi: "É esse dai a cópia mal feita do Mario?", mas o vendedor disse que era um jogo interessante e que tinha muita saída, resolvi então aceitar o palpite do vendedor e arriscar este jogo.

Wario Land II superou todas as minhas expectativas não só como jogo em si, mas do que era capaz o pequeno notavél da Nintendo. Mas como estamos aqui para falar de Wario em Wario Land II, minha opinião é direta: "Simplismente um jogo extraordinário!".

A primeira aparição deste personagem ( Wario Land :Super Mario Land 3) parecia colocar ele numa situação de coadjuvante, e na verdade ele nasceu para ser um coadjuvante na série Mario. Mas Wario rouba a cena como um personagem diferente e único em sua jogabilidade, comparado a Wario, Mario é um amador.

Wario é um daqueles anti-heróis que todo mundo acaba gostando, e torcendo mais pelo vilão do que para o mocinho em si. Não importa se Mario tenha mais tarimba e jogos que Wario, cada jogo dele é um verdadeiro épico e uma aventura que é impossivel não arrancar gargalhadas e elogios do trabalho bem feito da Nintendo. Wario Land II segue isso á risca, e é um jogo que prende o gamer seja diante de um portátil ou diante da TV (Graças aos SGB).

Seja no desenrollar das fases ou a resolução dos puzzles do jogo Wario Land II instiga a curiosidade do jogador para explorar cada canto do cenário e cada minigame para descobrir qual é o verdadeiro final e fases escondidas do jogo. Não importa se para os padrões de hoje, Wario Land II esteja ultrapassado e obsoleto, sua jogabilidade versátil, divertida e cativante já são fatores suficientes para prender mesmo jogadores da atual geração neste clássico do passado.

1 comentário:

Harumi e Akio disse...

Olá, estou jogando Wario II, e na fase 4-1 não sei onde encontrar a porta para jogar o " jogo da memoria ".

Por favor se souber envie no meu e-mail como...

enterprise_edu@yahoo.com.br

Obrigado