Seguidores

Pesquisar neste blogue

Vigilante - Arcade Review - Por: Old Game Master:

Loading...

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Playstation 3 - Review

PLAYSTATION 3 REVIEW:


Texto Técnico: Game Master

Análise do Console: Henrique Gomes Balboa

Ideia Original: Henrique Gomes Balboa

Imagens: Henrique Gomes Balboa

PlayStation 3 ( PS3 ou PSX3) é o terceiro videogame produzido pela Sony Computer Entertainment e sucessor do PlayStation 2 como parte da série PlayStation. O PlayStation 3 compete diretamente contra os consoles: Microsoft Xbox 360 e o Nintendo Wii como parte da sétima geração de consoles de videogame. Uma das maiores funções e que distinguem o PlayStation 3 de seus predecessores é o seu serviço de jogos online unificado, o PlayStation Network,como parte dos planos da Sony de incorporar uma jogabilidade on line mais consistente, sólida e dinâmica nesta geração de consoles. Outras funções do console incluem sua robusta capacidade multimídia, conectividade com o PSP e o uso da próxima geração de mídia ótica, Blu-ray Disc, como o meio de armazenamento primário. O PlayStation 3 foi inicialmente lançado em 11 de Novembro de 2006 no Japão,17 de Novembro de 2006 na América do Norte e 23 de Março de 2007 na Europa e Oceania, analisando todo o desenvolvimento do console, é de se estranhar que ele tenha sido lançado primeiro no Japão e não nos EUA, já que o seu microprocessador principal foi desenvolvido no país. O console também vem com duas unidades de manutenção de estoque (SKUs): uma básica com um drive de disco rígido (HDD) de 20 GB e uma versão premium com um HDD de 60 GB e várias funções adicionais (A versão de 20 GB não foi lançada na Europa ou Oceania). Desde então, o console teve várias revisões feitas a seus SKUs disponíveis e enfrentou competição acirrada com os outros consoles de sétima geração. Em Dezembro de 2007 ele assumiu 2º lugar nas vendas desta nova geração, nos meses e ano seguinte, e deste então, a PlayStation 3 ocupa o terceiro lugar nas vendas de sua geração.

Conhecendo o PS3:
A Sony e demais empresas como IBM e Toshiba, fizeram um investimento de mais de 400 milhões de dólares neste novo console. Com uma capacidade de um super computador, jogos com a mais alta definição de imagem e de som, jogos e rede on line gratuita além de um controle sensível á movimento (six axis). Conheçam o sucessor do PS2:

Características Técnicas:

Não houve mudanças nas características técnicas do projeto original do processador central do PS3 (CPU) ou no processador gráfico GPU, é importante conhecermos os dados técnicos para sabermos o que o PS3 promete para a nova geração de consoles.

CPU: CELL (SONY/IBM/TOSHIBA):

Acima e ao centro podemos conferir o microprocessador CELL usado no PS3. Um investimento de 400 milhões de dólares e quatro anos de pesquisa para prover mais que um videogame, mas um sistema semelhante á um supercomputador.

ESTURUTA: UM Núcleo PPE do tipo Power PC e oito unidades de processamento paralelo (SPE).

O que significa: A estrutura com um PPE e sete SPEs do Cell tem como principal objetivo servir de ponte para os programas convencionais. Sejam eles feitos para um PC ou ainda os especializados para os videogames. Em uma situação ideal, o PPE (núcleo principal da CPU ) ,serve apenas para coordenar os SPEs, que cuidariam na maior parte do tempo dos cálculos complicados em sentido paralelo. Muita gente costuma á comparar o poder de processamento do Xbox 360 com o do PS3. Mas o que a Sony deixou bem claro é que toda a potência do Cell será usada somente em jogos exclusivos da empresa e com o player do Blu-ray e verdade seja dita que a CPU do PS3 é mais poderosa que o seu concorrente direto.

Diferença entre PPE e SPEs: O PPE é um processador PowerPC convencional semelhante á tecnologia empregada nos computadores da Macintosh. Já os SPEs são os processadores RISC especializados em cálculos vetoriais avançados mas sem qualquer acesso direto á memória dos sistemas.

Frequencia de Operação (PPE e as SPEs): 3,2 GHz.

Performance Teórica:18 milhões de unidades vetoriais produzidas por segundo e cerca de aproximadamente 218 GFLOPS (traduzindo: 218 bilhões de cálculos em ponto fluente por segundo).

Acima e ao Centro (Cliquem na Imagem para Ampliar) podemos conferir o esquema do PPE e os SPE'S distribuídos na placa de mãe do PS3.

GPU: RSX (NVIDIA) A :

Frequência de Operação: 550 MHZ
Número de operações do shader por ciclo: 136 ( cerca de 74,8 bilhões por segundo).
Resolução Máxima: HDTV 1080p (1920 x1080 pixels)
Precisão de cores por pixel: 128 bits.
Performance Teórica: 1,8 TFLOPS ( Trilhões de cálculos em ponto flutuante por segundo).

Resumindo: A capacidade de geral os gráficos em alta definição é a principal plataforma de campanha para o console PS3 da Sony, mas devemos lembrar que não é só a alta definição gráfica que influencia na performance de um jogo. A quantidade dos efeitos visuais gerados também deve ser grande e é um desafio para os programadores desta atual geração.Por isso a GPU deve combinar esta alta performance aliada as operações de shader por segundo. Outro quesito importante citado é a precisão de cores por pixel, para que assim possa gerar o chamado: High Dynamic Range Imaging (HDRI) uma forma de representar nos gráficos do videogames, efeitos de iluminação, brilho,escuridão, reflexos e demais efeitos existentes no mundo real.

MEMÓRIA:

Memória da CPU: 256 RAMBUS.
Frequência de Operação: 3,2 GHz.
Memória da GPU: 256 MB GDDR3 VRAM.
Frequência de Operação: 700 MHZ.

Resumindo: O projeto do PS3 com memória separada para CPU e Vídeo foi algo inovador para a Sony e seus consoles Playstation. Embora citamos que isso reduza a flexibilidade na criação de jogos ( já que desta forma a tecnologia ficará restrita apenas á jogos exclusivos e não as multiplataformas incialmente) ela perde neste quesito, mas ganha na CPU, já que ela trabalha sob a mais alta performance e permite com que esta memória exclusiva trabalhe com esta CPU bem mais rápido. Como dissemos, isso limita aos jogos, mas de contra partida, evita a queda de rendimento e gráficos como vimos no PS2 e em consoles anteriores.

COMPONENTES E PARTE EXTERNA DO PS3:

Acima e ao centro (Cliquem na imagem para ampliar): Podemos conferir os cabos, manuais e controle do PS3 ( falaremos dele mais adiante) inclusos no PS3.

* Rede sem fio: O rádio Wi-Fi poderá ser usado para conectar o PS3 á internet e para se comunicar com o PSP sem o uso de fios. (Versão Premium).

*Leitor de cartões de memória : Lê cartões de memória no formato Memory Stick Duo ( Normal ouPro), SD/ MMC e CompactFlash. (Versão Premium).

*HD: Nas versões 20 GB (Versão Standart) ou 60 GB (Versão Premium) o disco rígido do console servirá para armazenar dados e saves dos jogos ou ainda o conteúdo vendido pela Playstation Network Plataform, a rede on line da Sony que irá concorrer com o Xbox Live da Microsoft.

*Dimensões : Apesar do design curvilíneo demonstrar que ele é quase do tamanho do primeiro modelo do PS2, ele é bem maior e mais pesado. 32,5 cm de largura por 9.8 cm de altura por 27,4 cm de profundidade.

Acima e ao centro (Cliquem na imagem para ampliar): Uma comparação entre os tamanhos e dimensões do PS3 e seus concorrentes: Xbox 360 e Wii.

* cabo de áudio ótico: O mesmo utilizado em um PS2, que serve para ligar o console á um Home Theater ou algum aparato de som de alta performance. Os jogos de PS3 terão 5.1 canais de áudio no minímo, porém estes parâmetros podem ser mudados graças a sistemas de som mais poderosos.

Acima e ao centro (Cliquem na imagem para ampliar): Podemos conferir a parte frontal do Playstation 3. OS círculos numerados indicam algumas das partes funcionais do console: *1- Conexões USB: São quatro para carregar os controles e ligar acessórios como o novo EYE Toy.
*2- Player de Mídia: O Playstation 3 tem capacidade de rodar várias mídias como : cd, dvd e o blu-ray, uma medida da empresa para tentar burlar a pirataria de seus jogos.
*3- Display de Liga/Desliga.

Acima e ao centro (Cliquem na imagem para ampliar): Podemos conferir as diferentes mídias suportadas pelo console.


Acima e ao centro (Cliquem na imagem para ampliar):Podemos conferir a parte traseira do console e suas entradas.Eis as definições dos círculos numerados:

* 1-Home Out (Conexão de áudio e Vídeo):
O mesmo modelo de conexão do PS2, e assim como o modelo e console anterior, suporta cabos de vídeo componente e áudio e vídeo e S-vídeo, e provavelmente cabos mais atuais também funcionem com o PS3.

* 2- rede gigabit -
Á princípio são pelo menos 3 conexões, mas pelo menos o que sabemos uma esta vigorando. A conexão de rede ainda é 1 GBps, ou seja, pelo menos 10 vezes mais rápida do que as placas de redes comum de PC. Não existe ainda um modem para o PS3. E internet somente com conexão de banda larga.

*3 saída de vídeo HDMI -
É atualmente a melhor saída de vídeo possível. Totalmente digital, a conexão só esta disponível para Tvs de alta definição e para os modelos mais avançados destes aparelhos. É obrigatório para quem quer ver os filmes em Blu-ray ou jogos em 1080p com a resolução máxima do PS3.

*Optical*:
ver nossa explicação sobre o cabo de áudio ótico.

*4- Main Power - Chave Liga/Desliga-
Semelhante ao modelo anterior.

*5- AC IN-
Como no modelo anterior a fonte fica embutida no console, mas para evitar o superaquecimento interno o console possui também um sistema de ventilação e resfriamento interno (cooler) além do sistema usado para o PS2 Slim, de desligamento automático quando a temperatura atinge níveis considerados críticos.

PS3 CONTROLE:

Verificamos também que o PS3 não teve uma mudança só no design do console, mas também na parte de controle. Á primeira vista pode parecer o mesmo modelo usado no PS2. Mas, mudanças significativas foram realizadas no projeto dos controles. Dentre as quais veremos abaixo:

As principais mudanças funcionais e até de design do novo controle do PS3 podem ser verificadas em sua parte traseira. Utilizando a mesma imagem ( com círculos numerados) iremos explicar abaixo as principais mudanças.

*1 - O controle do PS3 não precisa de fios para se comunicar com o console (wireless). Controle e console se comunicam pelo sistema Bluetooth, a mesma empregada na telefonia celular, PDAs e fones de ouvidos nos modelos mais recentes. Podemos notar que próximos aos indicadores luminosos existe um entrada USB. Este recurso permite que o jogador recarrege o controle e que possa jogar sem fio e sem uso de pilhas ou baterias. Não foi anunciado uma versão com fio do controle, por parte da Sony, mas sabemos que se a Sony lançar uma versão mais barata do controle, com certeza alguma terceira fará (será a Players?).

*2- Os indicadores luminosos: Indicam o número máximo de jogadores. No projeto inicial a Sony prometia que este número poderia chegar até sete.

*3- Gatilhos Analógicos : Neste novo modelos os botões L2 e R2 ganharam mais profundidade. Isso influencia diretamente na jogabilidade como nos tradicionais jogos de corrida, onde geralmente a aceleração é feita pelos indicadores, precisão e conforto.

*4 - Alavancas Analógicas: Externamente os analógicos ficaram mais achatados o que facilita o apoio dos dedos polegares nestas alavancas, assim como sua circunferência também aumentou um pouco, isso dá mais precisão nos movimentos que exigem o uso das alavancas. Internamente também ganhou 10 bits de dados ao invés de apenas 8 do anterior, 20 á 25 % á mais de precisão e captação de dados que o modelo anterior.

O controle esta mais leve, isso por que o recurso de vibração foi descartado do sistema. Segundo a Sony, ela alegou que o sistema de vibração poderia interferir com a precisão do sensor de movimento. Porém dizem as más línguas, que a Sony perdeu uma batalha judicial contra a Immersion ( suposta criadora deste recurso) que entrou com um processo contra violação de patente. Mas com certeza, isso pode ser apenas uma infeliz coincidência não é?

Vocês pensaram que esquecemos do botão central entre os dois analógicos não é? Cogita-se que ele pode ser semelhante ao botão: Guide do Xbox 360 que serve para acessar funções online da rede ou ainda do sistema do PS3.

SENSOR DE MOVIMENTO:

O controle do PS3 tem um sistema que foi chamado de "Seis Eixos" ou Six Axis. Ele tem essa denominação por que se mover o controle para: frente, trás,esquerda, direita, ou mesmo girando o controle , ele irá reconhecer o movimento. Embora muitos afirmem que isso é semelhante ao que esta sendo usado atualmente no concorrente (Nintendo Wii ) esta mais para o sistema utilizado em jogos do GBA (Ex: Warioware Twisted) além do mais ele não aponta os objetos na tela com a mesma precisão que o controle do Wii. Quando foi anunciado na E3 o jogo utilizado como piloto de teste foi Warhawk no qual era possivel direcionar os movimentos da nave com os eixos e movimentos do controle nas mãos. A Sony disse que pretende explorar o recurso em outros jogos, resta agora esperar para ver.
Acima podemos ver uma dramatização de apenas quatro movimentos principais utilizados pelo sistema: Six Axis do controle do PS3. A Sony diz que não quer apenas apostar na alta resolução gráfica, e pretende apostar na interatividade.

Se o desenho acima e a explicação não foram o suficiente, assistam este video para compreender melhor o conceito e funcionabilidade do sistema: Six Axis do controle do PS3:



O QUE ERA PARA TER SIDO... MAS NÃO FOI:

Este foi o primeiro protótipo do controle do PS3.O console também deveria ter sido incialmente lançado na cor prateada, mas em ambos os casos a empresa voltou atrás e para a prancheta de desenho.

Na imagem acima e ao centro podemos conferir o console e o controle ( protótipo não lançado). Vejam que o design do console não foi alterado ( com exceção da cor ) mas o controle foi totalmente reformulado ( ou será reaproveitado?).

Sera que vai ter? - EYE TOY para o PS3:

O periférico EYE TOY ( câmera digital) que começou com o PS2 não foi anunciado ainda para o PS3, mas cogita-se que ele estará presente entre os periféricos do console. Apenas o que foi dito é que a nova versão do Eye Toy terá uma resolução maior e melhor que o modelo anterior, e podera reconhecer com mais precisão os objetos colocados diante do campo de visão. Prova disso é que durante o lançamento do PS3 com o cardgame: EYE of Judgement- em que em um tabuleiro real as cartas colocadas viravam monstros na tela.


The Eye Of Judgment Trailer - Watch the best video clips here


Um de nossos correspondentes da GERAÇÃO GAME® & Equipe de Amigos ® do Rio de Janeiro: Henrique Gomes Balboa teve a incumbência de ser nosso piloto de testes e conferir de perto o console de última geração da Sony, o: PS3. E nos enviou imagens e suas impressões sobre o console e o que achou do jogo Metal Gear 4. Com a Palavra, Henrique Balboa:

"No sábado,dia 15 de Novembro,estava eu indo pra um churrasco da emrpesa onde trabalho e em um sítio regado a: Bohemia gelada,piscina,ping pong,fliperama ( sim, isso mesmo...Fliperama..pena que os comandos estivessem ruins ) ,e claro,muitas meninas ... *risos*.

Dentro do ônibus,recebo uma ligação desse meu amigo...aos fins de semana,sempre há aquele bate bola eletrônico no Winning Eleven no nosso bom Playstation 2....esse bate bola chamamos de "Tatâme"... No qual pergunto se vai rolar o Tatâme no sábado, então ele me diz :" Véio,estou com o Playstation 3 aqui em casa"...Perguntei com qual jogo,ele logo diz: "Metal Gear 4 !!!!"
Pronto,o melhor jogo até o momento para o aparelho veio junto para jogarmos.

Eis que falo que no sábado,não poderia ir por conta da festa..mas que no domingo,iria com certeza ( como iria perder essa oportunidade ? ).

Eis que são 11:14 AM de Domingo,quando ligo pra casa dele, e pergunto :"E então,vamos jogar ? Ele confirma que posso ir,tomo meu banho e sigo rumo à casa dele.
Ao chegar lá,após cumprimentá-lo,vejo o brinquedinho no rack.

O aparelho possui um tamanho exagerado,mas creio que se fosse menor,poderia ter problemas de ventilação na parte interna dele...Não que ele aqueça tanto dessa maneira... Aquece como qualquer outro aparelho,mas se fosse de tamanho menor,neste aspecto poderia gerar um grande problema... (citação á respeito do superaquecimento do aparelho).

De bonito acabamento e com uma cor semelhante ao acabamento de um piano (Piano Black) .Fomos ligá-lo para logo ver como era o aparelho funcionando...porém,esse meu amigo tinha me avisado que não o tinha jogado por conta que a imagem não aparecia na TV. E foi um tal de mexe aqui,mexe ali..e nada...nisso...lembrei de que tinha lido em um artigo na internet,que desligando o console pressionado o botão reset com o dedo por mais de 5 segundos,ele volta às configurações de fábrica efeito isso,nada da imagem aparecer.Foi quando a idéia de testar naTV de minha casa veio á tona.



Henrique: Este foi o momento em que o Playstation 3 chgou á minha residência. Se soubessem a briga que foi na hora dele sair (*risos*).

Henrique: Com você amigos o Playstation 3, ao vivo e a cores, e que cores e belo acabamento, vocês não acham?

Para piorar a situação, outro problema ocorreu :O cabo vídeo componente,na hora que me amigo foi retirar,já estava meio danificado,e acabou que um dos pinos deste cabo quebrou dentro do conector.Não conseguimos retirar o pino danificado de lá...isso foi o ponto negativo da tarde. Mas seguimos em frente e viemos para minha casa...Conectamos tudo e ligamos em meu aparelho de TV, e assim como na casa de meu amigo, a imagem não apareceu...logo bateu aquele desespero,como aquilo poderia estar acontecendo conosco?Porque?Logo conosco?

Henrique: Esta foi a TV que recebeu o Plyastation 3. 29 polegadas e imagem de cinema, cinematográfica como as imagens do jogo Metal Gear 4- uma superprodução de Hideo Kojima que nos mostra do que o console de última geração da Sony é capaz.

Henrique: O ministério da Saúde Adverte... Jogar Metal Gear 4 pode causar dependência e muitas horas de jogo ineterruptas . Eis Snake em toda sua velha forma ( literalmente).

Então,como meu PC estava ligado,aproveitei e fiz uma busca em alguns sites da internet .Me deparo com a informação de que deverei ligar o console pressionando o dedo sobre o botão reset, e para nossa surpresa e satisfação, a imagem finalmente apareceu.
O sistema do console é semelhante ao de Um Playstation Portable (PSP) muito bonito e bem feito.

Inseri o disco do Jogo Metal Gear 4, afinal queria conferir de perto o funcionamento do jogo no console.
Amigos,conforme podem conferir nas imagens a imagem do jogo estava rodando em uma TV de 29 polegadas e com tela plana,mas a imagem estava sensacionalmente maravilhosa e que imagem! Logo no incio o sistema do jogo pede instalação no disco rígido (HD) dura cerca de aproximadamente 2 minutos .Após a instalação,começa um vídeo de introdução,creio eu,que pra compensar a tela de loading, os programadores colocaram alguns vídeos durante o loading time e são vários "canais" de vídeo. Após todo esse processo.,vejam bem,não sei se trata-se de um outro loading , mas creio que sim, pois após isso e finalmente, você já tem autonomia para entrar no jogo e suas opções, já que aparece a tela de "Press Start Button".

Henrique: Encarte e Manual do Jogo Metal Gear 4

Henrique: Case e Artbox do jogo Metal Gear 4. Snake pode estar velho neste jogo, mas exibe a sua melhor forma como personagem e em um jogo de ação.


Vendo a abertura,fiquei admirando os lindíssimos gráficos e animação desta abertura,quando de repente,ela para e você começa o jogo. Amigos, para a minha surpresa aqueles gráficos descritos nessa aberturam eram do jogo,coisa de outro mundo.

Henrique: Dêm uma olhada nesta imagem, uma pena que as fotos também não reproduzem a trilha sonora deste jogo, uma das melhores que já ouvi.

As feições dos personagens são muito bem feitas ( isso porque o Kojima reclamou que não teve espaço no Blu Ray 50 gb ) e as construções estão simplesmente ótimas,tudo no jogo é bonito e bem feito ,os inimigos estão bastante inteligentes sinal que a IA (Inteligencia Artificial) esta presente e reforçada para acrescentar ainda mais desafio ao jogo. Me deparei então com o personagem principal, Snake,agora velho,mas acreditem, esta mais feroz e habilidoso do que nunca se viu em um jogo Metal Gear.


Henrique: Confiram mais uma imagem deste jogo de cair o queixo...

Algo que me chamou muito a atenção entre outros detalhes, foi a camuflagem utilizada pelo personagem. Antes era preciso entrar no inventário e seleciona-la por lá, nesta nova versão basta que você aperte e segure o botão triângulo que Snake , mesmo deitado no chão,utiliza a camuflagem, a impressão que nos passa é que parece que sua vestimenta absorve as cores do cenário,ou algo nesse sentido, o sistema inteligente da jogabilidade impressiona muito mesmo. Achei o jogo um pouco dificil no começo,mas creio eu que seja questão de adaptação aos comandos para que possa jogar melhor e ter mais sucesso no jogo.Embora o controle do PS3 seja muito parecido com o do modelo anterior, a gente sente diferenças quanto ao peso e a profundidade de alguns botões, mas como dizem: "A prática leva a perfeição" e tudo neste jogo, parece absilutamente perfeito.Um jogo simplesmente indispensável pra quem curte games de ação/stealth num ótimo console. Espero que tenham gostado da história e das impressões sobre o mais novo console da Sony o PS3."

2 comentários:

Henrique disse...

Puta console com um puta jogo.
Simplesmente isso.

danielt3 disse...

Otimo review, mas eu gostaria de fazer uma pequena correcao: quando se aumenta o numero de bits de 8 para 10 a precisao aumenta 4 vezes e nao 20-25%.
No mais, o blog é muito legal. Pena que descobri só agora.