Seguidores

Pesquisar neste blogue

Vigilante - Arcade Review - Por: Old Game Master:

Loading...

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Shinobi - Review:

JOE MUSASHI EM SUA PRIMEIRA APARIÇÃO NO JOGO: SHINOBI


*Shinobi (忍しのび) conta a história de um ninja chamado: Joe Musashi cuja missão é acabar com as ações terroristas de uma organização criminosa chamada de: "Zeed". O líder desta organização é chamado somente de: "Masked Ninja" ( Ninja Mascarado) ninguém conhece a verdadeira identidade do líder desta organização, mas suas ações começaram a espalhar medo e terror sobre várias cidades do mundo. Seus capangas começaram então a sequestrar crianças do clan Oboro( provavelmente o mesmo clan de Joe Musashi), pois Masked Ninja sabia que seria uma forma de atrair Joe Musashi, o único capaz de impedir suas ações.


VOCÊ SABIA QUE:

*Ninja (忍者) ou *Shinobi era uma organização secreta marcial que habitava as províncias de Iga e Kōga, no Japão. Eram conhecidos por suas habilidades de infiltração, no Japão feudal do século XIV. Forneciam serviços em troca de pagamento, e seus trabalhos envolviam espionagem, assassinato, sabotagem, dentre outros. Eram isolados e viviam uma espécie de contracultura da época, pois os locais onde habitavam eram de difícil acesso, tornando-se reduto de chineses e coreanos refugiados das guerras, bem como de antigos clãs samurais. Isto proporcionou a estas famílias ninjas gerarem uma cultura extremamente sincrética. Ninjas eram mais eficientes em infiltrações (armadilhas, armas ocultas, inteligência) do que no combate em campo aberto, ao contrário da crença popular.

Musashi através de cinco missões, precisa resgatar todas as crianças sequestradas e no final de cada uma das missões confrontar os homens de confiança de Masked Ninja (conhecidos como: "Ring of Five"),Cada um deles possui habilidades e força sobre humana, eis o nome de cada um deles.

* Ken Oh - Poderoso guerreiro com armadura samurai que controla o elemento e magia do fogo. Um fato interessante sobre Ken Oh e Lobster, é que, inimigos similares como eles, depois desta versão de Shinobi ( em suas várias continuações e spin ups) continuariam fazendo aparições, como uma forma de relembrar aos jogadores da primeira versão do Jogo. Ken Oh também foi satirizado na paródia feita do jogo Shinobi, como veremos nesta matéria.






* Black Turtle - Não se sabe se este chefe da Zeed é um ex militar ou um contrabandista de armas internacional. Mas ele sempre usa armamento e máquinas pesadas de guerra para destruição de seus inimigos. A origem de seu apelido Black Turtle ( Tartaruga Negra) vem justamente desta característica de esconder-se e usar como escudo, armamento bélico pesado, usando um Helicoptero repleto de Ninjas e armado com mísseis é um grande desafio para Joe Musashi neste jogo.






* Mandara - Segundo algumas pesquisas, este chefe e membro da organização Zeed era um guru Hindu com grande força mental. Masked Ninja queria que ele fizesse parte da organização, mas ele se recusou dizendo que ele queria viver em paz e harmonia. Mesmo capturado e sob forte tortura, ele se recusou á fazer parte da Zeed, então ele foi morto e seu cérebro colocado em uma máquina em formato cibernético de uma estátua da mitologia Hindu. A máquina canaliza a força mental do cérebro obrigando á agir como uma máquina de destruição.





* Lobster - No passado um samurai de grande valor e honra, mas a ambiação e o poder lhe subiram a cabeça. Juntou-se a organização Zeed, e Masked Ninja impressionado com sua habilidade e destreza com a espada lhe renderam um lugar no "Ring of Five". Curiosidade: No idioma inglês, o nome deste personagem signfica: Lagosta. Isso foi levado em consideração em uma paródia que fizeram do jogo, como veremos amis adiante nesta matéria.






* Masked Ninja - Sua identidade e origens são totalmente desconhecidas, habilidoso na arte da luta e magia é o líder e mentor da organização Zeed, e o último desafio de Joe Musashi no jogo. Existem boatos e lendas, de que Masked Ninja poderia ter sido um traídor do clan de Joe Musashi, outras lendas dizem que ele é pai ou irmão deste personagem. A Sega nunca pronunciou nada á respeito das origens ou história deste personagem. Curiosidade: Na versão japonesa de Shinobi, Masked Ninja é chamado de Nakahara.





Conhecendo o jogo (Jogabilidade) de: Shinobi:

As cinco missões do jogo são divididas em 3 ou 4 etapas. Joe Musashi deve resgatar todos os reféns para poder passar para a próxima etapa. A última etapa, não existe reféns para resgatar, mas deve passar novamente pelos chefes das fases anteriores e finalmente o confronto final com Masked Ninja. Depois de completar cada uma das quatro primeiras missões, o jogador é levado para uma fase bônus, onde ele pode ganhar uma vida extra ou uma magia shinobi. Completando a quinta missão termina o jogo. Também, uma vez a quinta missão começa, continues já não são mais permitidos.

Acima e ao Centro: Fase Bônus da versão do Arcade lançada pela Sega em 1987.

As armas iniciais de Joe Musashi: uma quantidade ilimitade de shurikens ( arma ninja em formato de estrela) juntamente com socos e pontapés quando atacam a curta distância. Um refém por etapa lhe confere um power-up. Quando ele estiver com o power up, os shurikens são substituídos por uma arma com balas explosivas, e os ataques á curta distância é substituido pelo uso da Katana (golpe: Katana Slash - Katana é uma das denominações orientais para a espada).Como dissemos anteriormente, Joe também pode usar a magia shinobi ( cada qual tem um ícone e símbolo elemental) e possui efeitos variados, mas todas eles tem o efeito de destruir todos os inimigos presentes na tela (raio onde Joe esta e os inimigos mais próximos) este ataque só pode ser usado apenas uma vez em cada etapa.

Acima e ao centro (Cliquem na Imagem para ampliar): Um Exemplo de Joe Musashi usando a magia shinobi. Primeiro ele recita o mantra da magia e em seguida (dependendo do tipo) podemos conferir o seu efeito como na segunda imagem mais á direita.

Ao final de cada etapa, o jogador recebe pontuação bônus baseado no desempenho. Realização do estágio sem usar magia ninja, o jogador ganha uma pontuação bônus de 5000 pts. (exceto durante a missão cinco), e completando a fase sem usar balas ou shurikens (apenas socos, chutes, espada ou magia shinobi) o jogador ganha 20000 pts. de bõnus. O jogador tem três minutos para completar cada fase; o tempo restante no final do estágio é também convertido em pontos e bônus adicionais à pontuação do jogador. Jogadores Expert de Shinobi ja se desafiaram muitas vezes para ver quantas etapas eles podiam passar sem usar shurikens e a magia shinobi. É possível vencer o jogo desta forma com uma pontuação final de mais de 700.000 pts, a pontuação final para alguém que completa o jogo sem fazer este esforço todo é de no máximo 250.000 pts . Lembrando que o resgate dos reféns também adiciona extras na pontuação.

As versões:

Inicialmente lançado para os arcades pela Sega em 1987, o jogo ganhou versões para: Mark III (Master System), Nintendo Entertainment System(NES), assim como para os computadores domésticos: ZX Spectrum, Commodore 64, Amstrad CPC, Amiga e Atari ST. Em 1989 o jogo foi portado para o PC Engine/TurboGrafx-16. Cada uma das versões embora baseadas em um único jogo, traziam algumas diferenças em relação a versão original do arcade . A versão Master System por exemplo, tinha uma barra de energia, o jogador não morria com um único golpe e podia recuperar energia quando um dos reféns era resgatado, além disso a versão não obrigava o jogador a resgatar todos os reféns; em cada nível e fase, podia resgatar todos os reféns ou nenhum deles. Ainda falando da versão do Master System ela trazia em si mais opções de armas e magias ninja : 4 armas de ataque (Shuriken, faca, granada de mão, Pistola) , 3 armas para ataque á curta distãncia(em adição ao chute e soco, espada, Nunchaku e Manriki-gusari, que é confundida com "manrikuragi chain" no manual), e 8 magias ninja diferentes. (outras versões não tem nem a metade) Aversão do NES (lançada de forma não oficial pela Tengen) parace ser um hack da versão do Master System mas comparada a esta e a do PC Engine é considerada a pior versão portada para um console 8 bits, com: péssimos controles, paletta de cores limitadas ( até para o padrão do Nes), e o characther design dos chefes de fase dão a sensação de uma versão incabada ou um protótipo. Isso sem falar a parte de músicas que foi reescrita e codificada para o Nes á partir da versão Arcade, apenas quatro temas são usados em todo decorrer do jogo.



Relembrar é viver... Video de Shinobi em sua versão para os Arcades em 1987.

As demais versões para os computadores domésticos possuem seus méritos e deméritos em relação á versão arcade ( partes: gráficas, sonoras, jogabilidade e etc). E cada uma traz em seu design e concepção a característica própria do sistema no qual foi portado.

Galeria de Imagens: Versões de Shinobi para consoles e PCs domésticos:

A versão Amiga possui gráficos bem interessantes á começar pela Abertura...




BOXES E COVER ARTS DAS VERSÕES PARA CONSOLE E PCs DOMÉSTICOS:



Cliquem na imagem para ter melhor visualização. Além das imagens, as legendas mostram os países onde estas versões foram lançadas.



Cliquem na imagem para ter melhor visualização. Além das imagens, as legendas mostram os países onde estas versões foram lançadas.

A VERSÃO MSX:

Enquanto estava pesquisando as imagens das versões notei que havia uma versão para MSX muito parecida com a versão ZX, estava então atrás de imagens reais da versão em cassete do MSX, foi quando encontrei essa resenha feita por Daniel Caetano:

Já faz um bom tempo desde que ouvi a primeira vez de uma versão MSX do Shinobi. Isso foi nos tempos da fita cassete, mas na época eu não consegui uma cópia.
Muitos anos depois, a versão disco apareceu de repente na minha mão, mas era um lixão: ela s´ funcionou no meu MSX 1.2 com interface por portas e nenhum expansor de slots. Além disso, o jogo era lento, sem fluência e simplesmente travava sem mais nem menos.
Bem... alguns dias atrás algumas pessoas pediram pelo jogo na lista brasileira e na lista espanhola. Uma vez que eu tinha o jogo aqui, eu quase fiz o upload, mas pensei: "Pow, o que vão fazer com uma versão podre como essa?"... Além disso, eu sou um fã do Shinobi e então decidi reconverter o jogo do Spectrum, usando o máximo que Este trampo começou há quase um mês, e agora está terminado. As caracteristicas adicionadas com relação à conversão original são:

- - Funciona em qualquer disco (disquete, drive, etc), com qquer interface de disco (adaptacao original era em fita, e a conversao para disco rodava apenas em interface por portas com drive de 360k).
- - Funciona em MSX-DOS, seja BDOS1 ou BDOS2.
- Bugs de clipping de imagem que faziam a versao MSX travar aleatoriamente foram consertados.
- Funciona em MSX com slot expandido (a adaptacao original funcionava apenas em micros sem slots expandidos).
- Funciona em MSX2 ou superiores (a adaptacao anterior nao funcionava em micros com mapper).
- Os shurikins nao sao mais atirados automaticamente (a adaptacao original estava com problema na fase 1, e o ninja nao parava de atirar shurikins).
- O relogio do jogo funciona (na adaptacao original o relogio tinha sido "podado", ficando infinitamente em 3:00).
- Suporte a turbo nos micros CIEL e Turbo-R.
- Controle de velocidade - o jogo fica com a velocidade original em micros com 7Mhz ou mais, e nao fica "infinitamente rapido". (na adaptacao anterior o jogo ficaria tao mais rapido quanto mais rapido fosse o micro, superando em muito a velocidade original).
- Adicionado suporte aos controles do MSX (teclado/cursor/joysticks), atravez de uma "emulacao de teclado" de Speccy. (a versao original era keyboard-only, usando no MSX apenas as teclas do spectrum (QAOP))
- Menus de abertura do jogo restaurados (na adaptacao pra disco os menus da abertura tinham sido depenados, retirando opcoes do jogo para mostrar o nome dos autores da adaptacao).
- Adicionada a tela de abertura retirada do arcade (Scr2/Scr8) (a adaptacao original nao tinha abertura. Nao foi usada a do speccy por ser muito feiosa).
- Otimizadas rotinas de video para micros que possuem controle de fluxo de dados pro VDP (CIEL e Turbo R).
- Habilitados os cheat-codes originais do jogo. (foram desabilitados na adaptacao original).

O jogo esta' agora (em MSX de 7Mhz) praticamente identico `a sua versao Spectrum 48k..

Quem tiver um emulador de MSX e quiser conferir esta versão, eis o Link:
Download: Shinobi 1.0 v.0.8.1

A PARÓDIA DE SHINOBI - ALEX KIDD IN: SHINOBI WORLD:

O Último jogo da série Alex Kidd portado para o Master System foi a versão: Alex Kidd in Shinobi World, lançado em 1990 para o console. O jogo era uma paródia do então Shinobi (personagem e jogo lançado pela Sega três anos antes). Mas o que talvez pouca gente saiba é que o personagem e mascote da Sega, não era para ser o personagem principal, a versão foi reformulada e Alex Kidd foi inserido no lugar de outro personagem. Segundo a revista Norte Americana "S - The Sega Magazine" de março de 1990, o jogo seria chamado de: Shinobi Kid ( no qual seria o nome do personagem e do jogo também). Mas o que era para ser uma paródia, seria também de certo modo ( e de maneira nada disfarçada) um ataque direto ao personagem Mario, da Nintendo. No jogo original de Shinobi, o chefe da primeira fase era: Ken Oh. Na versão Beta de Shinobi Kid o chefe de fase se chamaria: Mari-Oh (qualquer semelhança com o Mario da Nintendo não só no nome mas também no design do personagem não seria mera coincidência). Confiram abaixo a imagem de Shinobi Kid e também da comparação de como seria a versão de Shinobi Kid e a versão definitiva com Alex Kidd.

Shinobi Kid - Personagem que depois seria substituido por Alex Kidd na versão definitiva de Shinobi World. Embora a imagem não traga uma boa resolução, podemos ter uma vaga idéia de como seria o personagem no jogo.

Acima e ao Centro (Cliquem na imagem para ampliar): As diferenças entre a versão Beta e a versão final e definitiva do jogo. Embora na versão final o nome e design do chefe de fase tenham mudado, reminiscências da idéia e programação original foram mantidas, conforme podemos ver abaixo:

Na dramatização (cliquem na imagem para ampliar), a versão final e definitiva, ainda possui os traços e os planos de satirizar Mario neste jogo. Após atacado algumas vezes, o chefe de fase diminui de tamanho, tal como o personagem da Nintendo.

Supomos que: Como a versão Beta havia sido anunciada na revista, este material deve ter parado nas mãos da Nintendo, que não perdeu tempo e mandou algum tipo de nota para a Sega, á respeito. O jogo foi lançado naquele mesmo ano ( 1990) poucos meses depois. O nome de Mario-oh foi substituido por: Kabuto, e o chefe de fase perdeu os traços de Mario. Uma outra curiosidade por detrás do nome Mari -Oh ( a palavra Oh no idioma japonês signfica Rei, portanto entenderiamos como: Rei Mario (???) ) .

Lembram do chefe de fase Lobster? (cuja tradução literal é Lagosta). Pois bem, A Sega fez uma paródia ao nome do personagem principal e levou á serio a tradução, incorporando á forma animal ao chefe do jogo, mas o nome do chefe mudou para: Robster.

Acima e ao Centro. Conferimos a mudança e a sátira ao chefe Lobster do jogo Original e o novo chefe de Alex Kidd in: Shinobi World - Robster.

A Sega nunca se pronunciou á respeito do por que mudou o personagem do jogo, mas segundo rumores, a Sega tinha planos de criar outras versões de jogos aos moldes das paródias de Shinobi World, inclusive, Golden Axe e Phantasy Star estavam cogitados a serem os próximos jogos e com Alex Kidd como protagonista. Mas com a criação de Sonic para o Mega Drive e o sucesso do personagem, esta idéia foi descartada e Alex Kidd, esquecido.

VERDADE OU RUMOR: O DESIGN DE JOE MUSASHI EM SEU PRIMEIRO JOGO ESTARIA ERRADO?

Um fato interessante á respeito de Joe Musashi em seu primeiro jogo, é que praticamente é o único jogo de toda a série em que ele mostra seu rosto. Segundo pesquisas e a própria definição do que é um Ninja e um Shinobi, a concepção da Sega sobre Joe Musashi estaria em total desacordo com o personagem que ele representa. Geralmente os ninjas e os Shinobis, não mostram o seu rosto ou revelam sua identidade, isso faz parte de seu código e tradição. Existem rumores, que a Sega recebeu várias cartas criticando o design de Joe Musashi em seu primeiro jogo. Se a Sega mudou de idéia ou se este fato é veridico, não sabemos, mas desde então, Joe Musashi nunca mais mostrou seu rosto em outro jogo.

Box Art da Versão PC ENGINE/ Turbografx 16 do Jogo: Shinobi. Uma das imagens mais bem definidas de Joe Musashi e sua identidade.

Concept Art usado nas versões Arcade do Japão e EUA. Joe Musashi usando uma espécie de Ribbon ( ou Bandana - característico dos Ninja Shinobi) é uma representação do seu Clan ou Gurpo. Quem assiste o anime: Naruto, sabe bem do que estamos falando.

Flyer (Cartaz de Divulgação) do jogo Shinobi,embora não tão bem definida como as imagens anteriores, podemos ter uma noção quase exata sobre a identidade de Joe Musashi.

PALAVRA FINAL:
Shinobi
Por: Game Master.

Algo que estive observando nos últimos trabalhos, é que grande parte dos jogos clássicos, já atingiram a maioriade ( 21 anos ou mais), não sei ao certo se são os jogos que estão envelhecendo, mas com certeza nos estamos, e junto com eles, felizmente.

Este jogo me leva de volta ao ano de 1990, quando tinha então 11 anos e o conheci em uma casa de máquinas aqui perto da minha casa, o gozado é que o Arcade me causou uma má impressão, aquele olhar fixo da tela de abertura do jogo e de repente os olhos se movendo de uma lado para o outro, achei aquilo meio bizarro. Algo que me chamava atenção também era que o arcade era disputado por adultos, poucas vezes eu via alguém da minha idade jogando Shinobi,talvez a versão para arcade fosse muito dificil.

Quando aluguei Shinobi para o Master System, minha idéia sobre o jogo mudou radicalmente. Não sei se por causa que estava começando a assistir o tokusatsu do Jiraya ou por que a molecada adorava aquela canastrice do American Ninja. Mas as primeiras horas com Shinobi para o Master System foram as melhores, e naquele ano mesmo comprei o cartucho para mim. Bem mais tarde conheci as demais versões, mas as duas primeiras sempre ficarão na minha memória.

A beleza deste jogo esta na sua dificuldade e em toda a estratégia e habilidade exigidas do jogador através das fases. Você quer seguir adiante e quer chegar ao final deste jogo, pena que este último quesito não tenha sido bem trabalhado pela Sega ( afinal ela nunca foi famosa na finalização de seus jogos). A trilha sonora deste jogo é quase inaudivel, mas os efeitos sonoros foram bem trabalhados e são bem caractrísticos á um jogo ninja. Muita gente acabou encostando a primeira versão de Shinobi, quando conheceu Ninja Gaiden e claro as continuações e jogos para: Game Gear, Master System, Mega Drive, Saturn e mais recente para o PS2. Mas sempre acabo voltando para o primeiro capítulo de Shinobi, e sempre que o jogo, acabo redescobrindo certos detalhes e recordando o prazer de sua jogabilidade á pelo menos mais de 20 anos atrás.

2 comentários:

cyberkao disse...

Jesus Cristo!!!

Como você consegue escrever tanto???

Levo semanas para produzir cada post e ele nem de longe fica com a quilometragem de suas produções!!!

É impressionante, mermão!

Preciso ter aulas com você ou com o Professor de Franco (aquele da boa letra!) pra ver se consigo escrever melhor!!!

Nem consegui ler o post todo ainda, mas seu trabalho - mais uma vez! - está de parabéns!

É sério, GM, não é babação, nem confete: fico impressionado mesmo!!! Seu trabalho é muito muito bom e deve virar refer~encia em breve, pois tem um resgate de informações e uma complexidade histórica invejável!!!

Honestamente, acho que você NÃO DORME!!!

Grande abraço, meu velho!!!

P.S.: Quando tivermos mais uma daquelas reuniões dos "tiozões do game" (http://blogdocurador.museudocomputador.com.br/?p=395), faço questão que voc~e participe!!!

Daniel "Talude" disse...

Sem dúvida um dos meus favoritos e o que eu mais alugava para Master System (tanto Shinobi quanto AKiSW), um remake dele em 2D mesmo não iria mal.