Seguidores

Pesquisar neste blogue

Vigilante - Arcade Review - Por: Old Game Master:

Loading...

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Chrono Trigger Crimsons Echoes:

REMAKE OU CONTINUAÇÃO? UMA PENA QUE NÃO SAIU (Pelo menos não oficialmente):

Para melhor visualização: Cliquem na imagem para ampliar:

Chrono Trigger: Crimson Echoes foi um projeto idealizado por fans como um espécie de continuação dos eventos de Chrono Trigger (visto que a versão Radical D. (BSX) e a versão remake para o Playstation contavam apenas os eventos que antecediam Chrono Cross). Os trabalhos e o patch que seria aplicado na rom de Chrono Trigger começou em meados de 2004, e por muito tempo, graças á várias equipes de outros fans que colaboraram com o projeto seguiu até o começo de 2009. No mês de Maio de 2009, o jogo já possuía: aproximadamente 35 horas de game play, 10 finais múltiplos e 23 capitulos á mais que o jogo original, podemos dizer então que esta versão de Chrono Trigger; estava cerca de 98% completa. O grupo original estaria reunido em uma nova aventura e contra novos vilões que faziam parte de um grupo chamado: The Legacy of Zeal.

O grupo já tinha planos de lançar Crimson Echoes no dia 31 de Maio de 2009 e seria o primeiro trabalho feito por fans independente acima do jogo. No dia 8 de Maio de 2009, Chrono Trigger: Crimson Echoes por razões que ainda não foram muito bem esclarecidas, simplesmente desistiu do projeto e de todo o trabalho já feito sobre o jogo.Não sabemos ao certo se o grupo recebeu alguma represália da Squarênix ( que detém os direitos autorais do jogo) ou se houve algum desentendimento entre as partes, apenas lamentamos que esta versão não tivesse sido lançada, ou pelo menos a idéia pudesse ter sido usada pela Nintendo em seu console portátil (Nintendo DS) ou mesmo que algo semelhante á Mega Man não tivesse sido feito no Wii.

Como podemos ver nas imagens acima o Characther design dos personagens (Avatar) mudou, deixando os traços infantis ( pré adolescentes) e ganhando expressões mais sérias e maduras. Pelo pouco que pude acompanhar da rom, trata-se de um jogo totalmente novo, com todo um jeito de continuação de Chrono Trigger.Seria muito bom se o projeto tivesse ido até o final, relembrar os bons tempos de Chrono Trigger em uma aventura totalmente nova e reformulada, poderia ser um incentivo ou pano de fundo para muitos RPG's clássicos de diversas plataformas estarem voltando seja nas versões Hack ou Homebrew ou até mesmo aos consoles nexte gen.

============================================================================

OPA! VAZOU NA NET...
============================================================================

Estava fazendo algumas pesquisas sobre Chrono Trigger: Crimsom Echoes e fui parar na comunidade: Snesorama lá além de informações sobre o jogo, encontrei também um pack que reúne alguns patchs bem interessantes para esta "nova" versão de Chrono Trigger.

LINK:
Password: http://sneorama.us

Para aqueles que não sabem como aplicar o patch nos jogos de Snes é preciso de um aplicativo chamado:Lunar IPS e claro ter uma rom ( de preferência americana) do jogo. Nada tão complicado para quem esta acostumado com emualção de jogos. Mas sem mais delongas vamos ao conteúdo do pack:

Chrono Trigger Crimson Echoes Demo 2.0
"
Chrono Trigger: Crimson Echoes patch seria uma sequencia de Chrono Trigger cujo alvo seria reunir os integrantes da primeira aventura em uma outra nova e totalmente diferente.

Chrono Trigger: Prophet's Guile
Chrono Trigger: Prophet’s Guile seria um outro hack feito pela mesma equipe por detrás de Crimson Echoes. Nesta aventura contaria um pouco da trajetória do personagem Magus que na aventura original e quando criança, havia sido mandado para 600 D.C.devido a distorção temporal no palácio da Rainha Zeal. Pena que assim como em Crimson Echoes, a versão: Prophet's Guile ficou inacaba. Seria uma espécie de Side History repleto de reviravoltas e surpresas. Confiram as imagens abaixo:

Para melhor visualização: Cliquem na imagem para ampliar:

Chrono Trigger Retranslation:
The Chrono Trigger Retranslation patch lhe dá a chance de experimentar o jogo Chrono Trigger em sua versão mais pura e original, até mais que a rom original... Como? vejam. Cada linha, ponto e texto foi traduzido fielmente. nada foi deixado de fora, e esta 100% sem cortes como na programação original. Tudo (itens, armas, ataquess, magiase etc.) tem o seu próprio nome. Até a dificuldade mais dificil ( quea versão americana deixou isso de fora) foi restaurada. Vários bugs corrigidos. Em outras palavras, esta rom seria a: "Chrono Trigger : PERFECT Edition"

Chrono Trigger Coliseum:
Ao instalar este hack ( patch) na rom uma arena de batalha em 2300 A.D.estará disponivel como desafio extra. 3 classes diferentes de montros cada qual em 3 dificuldades diferentes - easy, medium, ou hard estão á disposição do jogador.O jogador pode desafiar os montros em grupo ou sozinho, e cada vitória lhe garante "Battle Points" que podem ser trocados por itens neste Coliseum. Mas atenção, leia antes o arquivo de texto 'readme' antes de aplicar o patch na rom, para maiores detalhes e informações.

Chrono Trigger Spoof #1 e 2:
Ao instalar este patch na rom AMERICANA todos os diálogos serão trocados por textos com conteudo um tanto quanto Obscuro. Dêm uma conferida nas imagens abaixo e tirem suas conclusões:
Chrono Trigger Spoof #1
Chrono Trigger Spoof #2
Para melhor visualização: Cliquem na imagem para ampliar:
Nota: Não recomendado para fans puritas de Chrono Trigger.

====================================================================
PALAVRA FINAL
Por: GAME MASTER
====================================================================

"Entre os anos de 1991 e 1996 foram sem sombra de dúvida a minha época RPGística mais feliz de toda minha vida como gamer. A Square ditava as tendências no gênero e dava um show de enredos cativantes e empolgava com trilhas sonoras de primeira. Quando Chrono Trigger saiu foi um verdadeiro frenesi, recebeu nota máxima em críticas e até quem não curtia muito RPG ficou tentado a experimentar o jogo. Eu fiz todos os finais, só faltando virar o cartucho do avesso, não me dei por satisfeito até vasculhar e fazer tudo o que era possivel fazer.Lembro-me que Zelda e Breath of Fire que tanto gostava, ficaram encostados por meses, depois de Chrono Trigger

A versão remake do Playstation trazia animações em desenho animado e explicava alguns eventos que fariam parte do próximo jogo: Chrono Cross ( outro RPG que ficará para sempre na memória daqueles que curtiram a época de outro da Square). Infelizmente o que pouca gente viu, e que agora felizmente foi traduzido para o inglês, foi o jogo Radical D, uma espécie de preview de Chrono Cross, sendo lançado para o obscuro BS Satellaview... Agora você não tem desculpa para dizer que nunca compreendeu a história dos jogos, por isso corra atrás das roms e divirta-se!

Mas agora falando de Crimsons Echoes e claro de Guile's Prophet, como seria maravilhoso ver estes dois projetos acabados e ganhando o devido reconhecimento, uma pena tudo ter ido por água abaixo depois de cinco anos de trabalho árduo. Ao ver os primeiros 30 minutos de cada jogo, senti a mesma empolgação de quando joguei a versão Snes, não se trata de um Hack ou Homebrew tosco, mal feito e cheio de emendas e bugs horrendos, trata-se de uma versão de qualidade, não importa se tenha como pano de fundo todos os cenários da versão antiga e alguns poucos novos, o jogo prometia e faz jus á todo o tempo e dedicação empregados no projeto.

Uma tecla que sempre bato, e insisto em bater. Estamos em uma época em que os jogadores estão botando a mão na massa e personalizando seus jogos e no meio de tantos trabalhos e de tantas tentativas, vemos um trabalho de qualidade como este. Games deveriam ser feitos por Gamers. Vejam as equipes que trabalham em patchs de tradução, vejam o exemplo de Mother 3 para o GBA, uma tradução perfeita e praticamente uma conversão de um jogo japonês que agora pode ser apreciado por todo o público ocidental e não podemos nos esquecer da equipe do PO.B.R.E. e BR Games que sempre estão trabalhando em traduções de qualidade para as mais diferentes plataformas. Eu aplaudo o trabalho de vocês de pé.

Guardem bem minhas palavras, e lembrem-se que viram primeiro aqui: "O HACK/ HOMEBREW será á longo prazo uma tendência forte e breve, muitos dos grandes clássicos do passado, nunca mais serão os mesmos."

E muito breve, este tipo de trabalho, deixará de ser algo informal e ganhará seu devido reconhecimento e valor, como parte da história dos videogames. Podem ter certeza, que enquanto estiver aqui, este espaço estará lhes dando pleno apoio."

7 comentários:

robertobech disse...

Muito interessante o post, nem sabia desses hacks todos. Esse com os diálogos alterados parece engraçado...

Orakio "O Gagá" Rob
www.gagagames.com.br

Game Master disse...

Pois é Roberto, a gente não pode desconsiderar os Hacks, como uma forma criativa de não apenas ver, mas rever o game de uma maneira diferente. Eu gostei muito do Prophet Guille, pois o conteúdo e enredo conta muitos detalhes do próprio Chrono Trigger que ficaram obscuros aos fans, além de explicar melhor sobre o personagem Magus.

Raphael disse...

Galera, sei que muitos devem ter deduzido o que estava errado na senha, e conseguiram descompactar os arquivos tranquilamente, mas só para confirmar... o password não é:

http://sneorama.us

e sim:

http://snesorama.us

faltou uma letra "S" ali.

Abraço a todos.

PS: Otimo Post! Parabéns!

tiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tiago disse...

Ao dono deste post.. um grande parabéns pelo trabalho, adoro este game ja joguei de todos os tipos e zerei... de todo tipo de console mas chrono trigger é unico.. e sua continuação para playstation foi muito boa mas ao meu ver não se compara ao classico do Snes, muito legal ver que alguém foi atraz pra saber mais sobre chrono trigger e fazer estas descobertas... achei muito bom saber... e ainda ficar entristecidode ver que o projeto não ter sido finalizado bom... quem sabe um dia abraços...

Otavio Figueira disse...

Parabens ...belo post

adoro Chrono Trigger...
joguei uma versão "adaptda para o PLAY1 mais nem me recordo o nome rsrsrs mais gostei mto

RPG Hunter disse...

Pelo que eu fiquei sabendo um grupo secreto vai terminar os dois por cento que faltam de Crimson Echoes e Prophet Guille ja foi terminado 100% inclusive eu tenho...e também tem um projeto de chrno trigger no mínimo tão bom quanto ou melhor que Crimson Echoes (acreditem!) mas está sendo feito na surdina pra evitar represálias da square...aguardem e confiem! O melhor fangame de chrno trigger completo esta por vir! Só não vou revelar qual é o projeto agora pra nao causar frenezi por ai...mas ken kizer pode pesquisar no orkut que irá encontrar a comunidade